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Que as redes sociais revolucionaram o mercado e trouxeram mais inteligência para as relações comerciais não é mais uma novidade, certo? Por isso, utilizá-las no âmbito corporativo deixou de ser uma opção há muito tempo, e passou a ser uma necessidade.
E com o setor hoteleiro não é diferente. Afinal, trata-se de um mercado em que grande parte do público utiliza as mídias sociais para compartilhar experiências de viagem, buscar informações sobre reservas e para influenciar outros viajantes em relação aos espaços.
Além disso, as redes sociais são estratégias diretas para que os hotéis possam aumentar o número de reservas, uma vez que é possível atrair hóspedes por meio de conteúdos informativos e relevantes, fotos atrativas do estabelecimento, entre outras opções.
Pensando no potencial das redes sociais para hotéis, preparamos uma lista com 6 estratégias infalíveis para que você possa promover o seu negócio nesses canais. Neste post, você verá a importância de investir no ambiente digital. Boa leitura!
Por que as redes sociais são importantes para hotéis?
É comum observar que muitos empreendedores do setor hoteleiro ainda se perguntam se realmente vale a pena apostar nas redes sociais. A verdade é que não só vale a pena, como também é fundamental para atrair novos hóspedes e fidelizar os antigos.
Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa realizada pela Deloitte em parceria com o Facebook, 83% dos viajantes entrevistados compartilham fotos e experiências de suas viagens nas redes sociais.
Além do mais, 52% dos usuários do Facebook consideram as fotos de viagem de amigos inspiradoras e 27% afirma que utiliza as redes sociais para pesquisar novos destinos. Com isso, é impossível negligenciar o potencial dos canais.
Por essa razão, listamos, a seguir, 6 passos importantes para utilizar as redes sociais no setor hoteleiro. Continue lendo e confira!
1. Faça uma estratégia de conteúdo
O primeiro passo para usar as redes sociais no seu hotel é criar uma estratégia de conteúdo. Vale destacar que tudo em marketing exige planejamento, até mesmo uma simples ação de filtro de ar. Então, essa é a sua missão neste momento.
Para isso, tenha em mente quem é o público-alvo do seu negócio e, claro, as personas. É essencial produzir conteúdos informativos e relevantes para os viajantes, principalmente se o seu objetivo é tornar as suas páginas meios de comunicação diretos.
Vamos imaginar que boa parte do seu público é constituído por famílias que utilizam as férias para viajar. Então, crie conteúdos que estejam alinhados às férias, dicas de locais para viajar, quiosque de madeira e bons restaurantes de tal cidade… Enfim, são inúmeras opções.
E se você ainda tem um blog dentro do site do seu hotel, vale produzir conteúdos neste formato também!
2. Poste com regularidade
Um dos segredos para atrair hóspedes nas redes sociais é por meio da regularidade de conteúdo. Afinal, de nada adianta criar uma série de perfis e publicar uma ou duas vezes por mês, por exemplo. Já adiantamos que isso não trará bons resultados.
Em contrapartida, criar conteúdos de qualidade, que sejam relevantes para os seus seguidores e compartilhá-los durante a semana fará com que o público permaneça em seu perfil e se interesse pelas soluções do seu hotel.
No entanto, vale lembrar que todo conteúdo deve ser desenvolvido de acordo com o perfil do seu público-alvo. Seguir modinhas da internet, publicando os tradicionais memes, talvez não gere resultados positivos para o seu negócio. Atente-se a isso!
3. Publique boas fotos do hotel e da região
Embora pareça óbvio, publicar boas fotos do seu hotel e da região também são fundamentais para atrair novos hóspedes. Isso é importante principalmente em redes sociais que focam em imagens, como o Instagram.
Caso o orçamento permita, invista em fotógrafos profissionais para criar um banco de imagens do seu hotel, da região, cabeamento estruturado e dos arredores. Além disso, não deixe de elaborar vídeos curtos mostrando os pontos turísticos, restaurantes e eventos populares do local.
4. Responda aos comentários e dúvidas sempre que possível
Outro passo importante para utilizar as redes sociais em hotéis: responder comentários relacionados ao seu negócio, sejam eles positivos ou não. Essa etapa é essencial para mostrar que você realmente se preocupa com a satisfação do cliente.
Além de causar uma possível decepção no hóspede que comentou a publicação, essa ausência do hotel pode gerar uma repercussão negativa a marca, ainda mais quando se trata de dúvidas ou comentários negativos.
E o resultado disso é um só: seu hotel perderá grandes oportunidades de negócios. E, ao contrário do que você imagina, responder elogios também pode gerar uma repercussão positiva ao seu estabelecimento.
Agradeça, mostra-se feliz com o comentário e, claro, diga o famoso ‘’volte sempre’’, nas respostas!
5. Incentive os hóspedes a compartilharem fotos do hotel
Um dos maiores benefícios de contar com as redes sociais para promover um hotel é que elas permitem que você use as fotos dos hóspedes a seu favor. E essa vantagem se torna ainda mais interessante quando o Instagram é um dos canais mais utilizados do Brasil.
Como mencionamos acima, é fundamental que você publique fotos de qualidade em seus perfis. E isso também pode incluir fotos dos hóspedes. Para isso, incentive os viajantes a utilizarem a hashtag do seu hotel na hora da realizarem as postagens.
No Instagram, você pode publicar essas fotos e tê-las destacadas em seu perfil. Com isso, toda vez que um novo usuário acessar a sua página, ele verá que outros hóspedes estão satisfeitos com o local e, principalmente, com o atendimento.
6. Aproveite os depoimentos e comentários positivos
Por último, e não menos importante, aproveitar os depoimentos e comentários para promover o seu hotel nas redes sociais também é fundamental. Isso pode contribuir – e muito! – para alavancar reservar diretas.
Você pode inserir esses comentários na página inicial do seu site para transmitir credibilidade aos visitantes. Dessa forma, é possível mostrar que o seu hotel realmente cumpre com aquilo que promete.
Gostou do nosso post sobre como usar as redes sociais em seu hotel? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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