O marketing hoteleiro consiste em um conjunto de ações para divulgar e promover hotéis, pousadas e outros locais de hospedagens. Comumente, ele envolve várias estratégias e ferramentas de automação, que garantirão melhores resultados para o setor. E claro, o universo digital não poderia ficar de fora. 

Quando pensamos em tendas para eventos, automaticamente imaginamos modelos bonitos e bem cuidados, que somam na decoração e em toda a estética do local. Mesmo que as técnicas adotadas online para obter sucesso na hotelaria não sejam como as coberturas, elas também devem ser pensadas com cuidado e serem muito atrativas. 

Isso porque elas serão as responsáveis por garantir que um potencial cliente conheça o seu espaço e o considere no meio de muitas opções de turismo. Para que isso aconteça, é fundamental que o primeiro passo seja fazer um planejamento, começando pelo reconhecimento do público-alvo que você deseja atingir e o que ele busca em uma viagem. 

Após fazer isso, é importante que você faça um estudo interno e externo sobre o seu hotel ou pousada, identificando e detalhando o que é solicitado na matriz SWOT, ou seja, suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Nessa etapa, você não pode esquecer de identificar sua concorrência e como ela atua. 

Com todos esses dados em mãos, é possível iniciar a segunda etapa do planejamento do marketing hoteleiro, que envolve a definição de objetivos, metas e estratégias que irão ser adotadas. Ademais, é essencial não esquecer da importância de manter um calendário de publicações, fator que será compreendido ao longo do artigo. 

Quer saber mais sobre o marketing hoteleiro, como se destacar no mercado e a importância do investimento? Continue acompanhando esse artigo e confira detalhes sobre esses tópicos e muito mais! 

Principais plataformas para investir 

Até mesmo o mais aventureiro dos viajantes, ou seja, aquele que só coloca uma mochila nas costas e parte para o destino escolhido, faz uma  pesquisa de locais para ir. Aí já começamos a destacar a importância do marketing hoteleiro, que fará com que seu espaço possa ser encontrado durante as buscas. 

Um dos principais benefícios do setor é que ele não funciona como a área que presta serviços em equipamentos de refrigeração, como o balcão refrigerado pequeno, que não é capaz de conseguir bons retornos em todas as plataformas e ferramentas de comunicação, devido a forma de consumo do público-alvo. 

Assim, não é exagero afirmar que o marketing hoteleiro é poderosíssimo tanto em sites quanto nas redes sociais e nos correios eletrônicos. Explicando cada um de forma breve, as estratégias vinculadas em sites devem apresentar algumas características fundamentais, que vão envolver o cumprimento dos requisitos de SEO. 

Para quem nunca ouviu falar sobre a sigla, ela refere-se a um conjunto de ações para garantir a otimização para mecanismos de busca e, consequentemente, melhores resultados orgânicos. Ao colocar o SEO em prática, você aumenta as chances do seu hotel ou pousada aparecer em destaque em plataformas como o Google, o DuckDuckGo e o Bing.

Partindo para as redes sociais, elas são janelas importantíssimas para o seu negócio, especialmente quando você sabe fotografar as belezas do espaço e utilizar as hashtags certas. A melhor parte de manter uma estratégia de marketing hoteleiro ativa nas plataformas de comunicação e interação social é que os seus hóspedes podem contribuir para o sucesso. 

Não sabe como isso acontece? É comum que quando uma pessoa viaja para um lugar incrível ela publique fotos dos momentos marcantes. Por vezes, essas publicações vão com a localização do lugar, as hashtags do negócio ou até com a conta do lugar marcada, atraindo os curiosos e os que ficaram atraídos pela opção. 

Já os correios eletrônicos, ou os e-mails, como são popularmente conhecidos, são fundamentais para manter um canal de comunicação aberto entre você e seu público-alvo. As estratégias para eles podem ser personalizadas e disparadas de acordo com classificações de leads. Um ótimo exemplo é separando pessoas que já se hospedaram das que nunca foram. 

E o marketing hoteleiro não precisa ser limitado a apenas uma dessas plataformas. Como já citado, todas elas podem trazer bons resultados para hotéis e pousadas, permitindo que você use absolutamente todos eles para otimizar a sua comunicação. 

A importância do marketing hoteleiro 

Ao longo do texto, foi ressaltado que o marketing digital é capaz de fazer com que um hotel ou pousada seja conhecido pelo público-alvo e considerado em casos de viagens. Todavia, limitar a importância das estratégias a isso é um erro muito grave, principalmente quando levamos em consideração ela em todas as suas pontas. 

Uma das maiores dificuldades encontradas no segmento é o fato que uma pessoa tem basicamente o mundo inteiro para explorar. Desse modo, as técnicas adotadas deverão despertar mais do que apenas o interesse no espaço, mas em toda a cidade. Com isso, você vende um sonho completo e não apenas um quarto. 

Como se não bastasse a possibilidade de aumentar consideravelmente a vontade de conhecer o local, o marketing hoteleiro assegura o fortalecimento da marca e o aumento da confiança para fazer reservas. Para entender como isso funciona, pense em uma pessoa que deseja solicitar um serviço de manutenção de um forno elétrico de embutir

Obviamente, ela não irá contratar uma empresa “fantasma”, que não tem nenhuma referência e muito menos informações de clientes antigos. Algo semelhante acontece no momento de definir o local de hospedagem, afinal, ninguém irá querer chegar no endereço de destino e ver que não existe nenhum hotel ou pousada. 

Levando todos esses benefícios em consideração, é quase desnecessário citar que o marketing hoteleiro é essencial para aumentar a conversão. No entanto, como esse é o fator que mais faz os olhos de donos e gestores brilharem, não poderíamos deixar de destacar esse fator

Mas atenção: tenha sempre em mente que nenhuma estratégia de divulgação termina com a publicação do conteúdo. O setor de turismo está em constante mudança, fazendo com que seja necessário você adaptar o seu espaço e suas estratégias às novas tendências do mercado! 

E que tal algumas dicas para o pós-pandemia que você deve considerar para o seu hotel ou pousada e o marketing hoteleiro poderá ser utilizado para promover? Viagens sustentáveis, voluntárias e para espaços abertos e com muita natureza estarão em alta depois da crise. 

Não só isso, os pacotes em grupo, a segurança e a higiene e as experiências personalizadas também ficarão em alta. Em datas comemorativas, por exemplo, você deve buscar garantir um universo mágico, que faça as pessoas viverem algo completo.  

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

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