As restrições advindas com a crise sanitária do coronavírus fez com que o faturamento do setor de turismo despencasse. Infelizmente, muitos hotéis e pousadas fecharam as portas e os que estão conseguindo passar por esse difícil momento precisaram se inovar.

Claro, manter a pintura em dia, os quartos arrumados e o forno elétrico de embutir sempre em funcionamento é algo básico e que todos os donos e gestores costumam fazer. O que realmente está fazendo a diferença no setor é o investimento em marketing digital!

Se você chegou até esse post, provavelmente está procurando dicas para obter sucesso ao empregar estratégias de divulgação. Pensando em te ajudar a atingir esse objetivo, separamos cinco dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença. Confira!

1. Tenha um planejamento

Nunca tente iniciar uma estratégia de marketing digital para hotéis e pousadas sem ter um planejamento minucioso. Nele, você deverá estabelecer fatores como objetivos e metas, baseados em pesquisas de mercado e no estudo do público e da concorrência.

Vale destacar que um bom planejamento também precisa envolver fatores internos, como suas forças e fraquezas. Com isso, seria possível corrigir falhas que poderiam fazer com que os potenciais clientes não fechassem o negócio.

2. Saiba como atrair diferentes públicos

Os conectores elétricos são acessórios indispensáveis em uma construção e que podem apresentar diferentes características técnicas. Os hóspedes podem até não ser peças, mas eles também se diferenciam uns dos outros. Por esse motivo, afirmar que hotéis e pousadas devem ter apenas um público-alvo é muito errado!

Conhecendo bem o seu espaço, você entenderá como atrair diferentes tipos de turistas, como os que desejam aproveitar um tempo com a família, com os amigos ou até mesmo curtir a sua própria companhia. Contudo, para que isso traga bons resultados, ele deve ser aliado com o marketing digital.

Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para atrair mais hóspedes, envolvendo até mesmo a divulgação de pacotes em grupos. Ao fazer isso, você chama atenção de mais pessoas, assegurando descontos especiais para quem fechar mais de uma hospedagem e, consequentemente, aumentando a satisfação dos seus clientes.

3. Crie um blog

A maioria das pessoas realiza pesquisas aprofundadas sobre o destino escolhido antes de fechar uma viagem, especialmente para locais que não conhecem ou que são mais distantes de onde residem. Por essa razão, a criação de um blog para o seu hotel ou pousada é fundamental!

Nesse caso, o marketing digital também surge como um grande aliado do seu negócio! Isso porque é possível identificar e produzir conteúdos que realmente são relevantes para o público, sejam eles sobre o próprio estabelecimento, cidade ou arredores.

Mas calma, não basta apenas escrever, publicar e achar que já conseguirá bons resultados nas ferramentas de busca, como o Google, o Bing, o Yahoo! e o DuckDuckGo. Para isso, é preciso seguir à risca as técnicas de SEO, que envolve a parte escrita, visual e técnica de um site.

Ah, um ponto de vital importância: a maioria das pessoas costumam pesquisar destinos para viagem pelo celular. Sendo assim, é essencial que o seu site seja mobile friendly, referindo-se a capacidade de se ajustar a diferentes tamanhos de tela.

4. Marque presença nas redes sociais

Vamos combinar que não dá para falar sobre marketing digital para hotéis e pousadas sem citar a importância das redes sociais para atrair a atenção do público. Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 140 milhões de usuários ativos nessas plataformas, o que faz delas ótimas janelas de divulgação.

Assim como os posts para o blog, os desenvolvidos para as redes sociais também não precisam se limitar apenas ao que acontece dentro do hotel, afinal, poucas pessoas visitam outro estado ou cidade para ficar trancado apenas em um lugar.

De uma maneira simples, o que irá diferenciar um do outro é a maneira como são desenvolvidos. Normalmente, as publicações em sites são mais extensas e com poucas imagens. Já as feitas nas plataformas de comunicação e interação social são mais compactas e com um forte apelo visual.

5. Invista em anúncios patrocinados

Quer que o seu hotel ou pousada apareça para um cliente em um momento de potencial compra? A dica é bem simples: invista em anúncios patrocinados! Eles são ótimos para fazer com que sua página na web ou até nas redes sociais seja encontrada mais facilmente.

Com relação ao valor dos anúncios, eles irão variar de acordo com diversos fatores, fazendo com que você consiga escolher uma contratação que cabe no seu bolso e se adeque às suas expectativas de retorno.

Dica extra: Invista em mais de um idioma

Um ano antes do estouro da pandemia do coronavírus, mais precisamente em 2019, o Brasil recebeu cerca de 6,5 milhões de turistas estrangeiros. Mesmo que o número ainda seja muito inferior aos registrados em países como França, Espanha, Estados Unidos, China e Itália, o investimento em mais de um idioma pode ser fundamental para atrair esse público!

Assim como os turistas nacionais, os estrangeiros também desejam saber informações detalhadas sobre o local que irão visitar, fazendo com que o marketing digital em outro idioma possa ser um ótimo diferencial para o seu blog. Tenho certeza que nesse momento você está se perguntando: “mas em que língua faço isso?”.

De acordo com dados da Mtur, a maioria dos turistas estrangeiros que visitam o País são advindos da América do Sul, o que faz com que o espanhol seja indispensável. Além dele, o inglês faz toda a diferença e deve ser impresso até mesmo nas placas de sinalização de segurança.

Contudo, o marketing digital para blogs não precisa se limitar apenas a esses dois! Existem muitos hotéis e pousadas situados em cidades que seguem a cultura de outras nações, fazendo com que o francês, o alemão, o mandarim, o japonês e o coreano sejam muito bem-vindos.

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

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