Fechar um maior número de reservas durante o ano é o sonho de todo gestor hoteleiro. A boa notícia é que existem uma série de estratégias e ações que visam atrair novos hóspedes e fazer com que esse desejo se torne uma realidade.

Dessa forma, podemos afirmar, com segurança, que uma das melhores alternativas para fechar novas reservas – mesmo durante a baixa temporada – é utilizar os meios de comunicação disponibilizados pela internet para divulgar o seu hotel.

Além disso, há inúmeras outras formas eficientes de promover o seu hotel, bem como fechar parcerias comerciais, participar de eventos voltados à área, criar promoções em épocas específicas, praticar o seu networking… Enfim, são inúmeras as possibilidades.

Pensando nisso, neste artigo listamos 5 dicas de como divulgar um hotel e sair um passo à frente da concorrência. Para conferir as nossas orientações e identificar as melhores estratégias para atrair novos hóspedes, continue a leitura!

5 dicas para divulgar um hotel

Embora pareça uma atividade complicada, divulgar o seu hotel não exige grandes investimentos ou esforços. Na verdade, é necessário realizar um bom planejamento para definir as ações ideais para o seu modelo de negócio.

Dito isto, confira, a seguir, 6 dicas infalíveis para promover a sua marca e aumentar o número de clientes ativos do seu hotel:

1. Conte com um site e blog para o seu hotel

O hotel que não possui os dois canais mencionados acima já está perdendo hóspedes para a concorrência. Afinal, um website para hotel é o cartão de visitas online do seu negócio. E o blog, por sua vez, é uma forma de atrair, informar e engajar os usuários.

Um website com todas as informações relevantes do seu negócio, fotos do local, valores e outros detalhes é fundamental para transmitir credibilidade e repassar uma imagem de seriedade para o público interessado.

Vamos imaginar que o seu hotel precisa alugar gerador de energia. No entanto, você encontrou uma série de sites que não contém informações básicas sobre valores, endereço, entre outros. Muito provavelmente você irá buscar por uma loja física, certo?

O mesmo vale para o site do seu hotel. Afinal, buscar informações básicas sobre um estabelecimento e não encontrar em lugar nenhum pode causar uma má impressão, fazendo com que o público opte pelo concorrente.

Em contrapartida, o blog pode ser utilizado para promover conteúdos sobre os mais variados assuntos — desde que tenham relação com o setor hoteleiro. Fale de viagens, atrações turísticas, gastronomia local, cultura e outras curiosidades.

2. Marque presença nas redes sociais

Que as redes sociais são canais de relacionamento não é uma novidade, certo? Por isso, é fundamental utilizá-las para manter uma comunicação clara e objetiva, além de vê-las como meios para construir uma relação positiva e duradoura com o público.

Para isso, estude o perfil do público-alvo do seu negócio e obtenha informações relevantes para as suas estratégias, como:

  • Nome;
  • Localização:
  • Preferências de locais;
  • Faixa salarial;
  • Quais são as redes utilizadas pelo público;
  • Idade;
  • Entre outros.

No entanto, não adianta criar uma série de perfis nas redes sociais e ficar ‘’empurrando’’ apenas os serviços oferecidos pelo o seu hotel. Aqui, vale a mesma regra do tópico acima: crie conteúdos para gerar engajamento e mantenha esses canais sempre atualizados.

Dito isto, construa um bom relacionamento com os seus seguidores, fale sobre o seu mercado, estimule conversas e interação, escute-os e responda dúvidas deixadas em comentários.

3. Crie promoções imperdíveis

Depois de coletar as características e analisar o perfil do seu público-alvo, fica mais fácil entender o que realmente desperta seu interesse. Para isso, você pode realizar pesquisas de mercado ou mesmo questionar os viajantes sobre o que eles gostariam de receber.

Dessa forma, você pode oferecer um descontos, promoções e pacotes exclusivos que sejam atrativos para ele. Além disso, tente alinhar as ofertas com épocas em que o movimento é menor, como na baixa temporada.

Suponhamos que o seu hotel tenha parceria com um quiosque de madeira que fica próximo à praia. Assim, você pode criar uma oferta do tipo ‘’faça uma reserva e ganhe 30% de desconto em estabelecimentos parceiros’’.

Porém, analise as melhores épocas para disponibilizar esses benefícios e utilize os canais de comunicação do seu hotel para divulgá-las.

4. Promova eventos

Outra forma de divulgar o seu estabelecimento e atrair novos hóspedes é promover eventos. E durante anos existem uma série de oportunidades e datas para organizar esse tipo de integração.

Você pode definir datas específicas ou períodos do ano que sejam interessantes para os viajantes. Use a estrutura do seu hotel para criar uma programação diferente e estimular o hóspede a fazer novas reservar com você.

Nesse sentido, você pode promover o lançamento de produtos, filmes, convidar renomados chefs de cozinha, fazer uma exposição de ar ou mesmo um desfile. O ideal é receber as pessoas e fazer com que elas se surpreendam com a realidade do seu negócio.

5. Pratique o networking

Muito provavelmente você já deve ter ouvido sobre networking, certo? Trata-se de uma maneira de construir uma rede de contatos profissional para trocar experiências e informações e potencializar as oportunidades por meio de relacionamentos.

Para praticar o seu networking, marque presença em eventos, participe de workshops e seminários e utilize canais como o Linkedin para estreitar relações profissionais. Assim, você conseguirá novas indicações e poderá trocar experiências relevantes.

6. Faça parcerias

Por fim, vale mencionar que fechar parcerias é fundamental para a sobrevivência de qualquer estabelecimento.

Uma empresa que atua com a oferta de comprar ímã de neodímio, por exemplo, precisa contar com outras indústrias para reduzir os custos e tornar os processos automatizados, eliminando a necessidade de mão de obra humana.

Mas falando sobre o setor hoteleiro, fechar parcerias com empresas de eventos e turismo, blogs especializados, órgãos como Prefeitura e Secretaria do Turismo, produtores de eventos e restaurantes podem fazer toda a diferença na retenção de clientes.

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌

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