Você sabia que a imagem do seu hotel na internet influencia diretamente no processo de tomada de decisão de um viajante? E dependendo de como a sua marca é apresentada, os seus esforços podem ser vistos tanto de forma positiva, como negativa pelo público.

O fato é que grande parte da comunicação visual dos hotéis é feita pela internet, seja por meio de um site, blog ou redes sociais. No entanto, muitos hoteleiros acabam errando – e feio! – na hora de construir a presença de seus estabelecimentos no ambiente virtual.

Por essa razão, é possível não receber um número representativo de visitas no site, ou mesmo possuir um baixo engajamento nas redes sociais. A boa notícia é que existem uma série de ações e estratégias que podem contribuir com a imagem do seu hotel na internet.

Pensando em auxiliar você neste processo, preparamos uma lista com 5 estratégias assertivas para melhorar a performance do seu negócio no ambiente digital e, por consequência, construir autoridade de mercado. Continue lendo e confira!

5 estratégias para melhorar a presença do seu hotel na internet

Como mencionamos anteriormente, é fundamental trabalhar minimamente a imagem de um hotel na internet. Afinal, a maioria dos viajantes realiza pesquisas sobre hospedagens, pacotes de viagens, os melhores preços do mercado, entre outros pontos na internet.

Porém, caso o seu hotel não tenha uma presença forte no ambiente digital, muito provavelmente ele será descartado pelo usuário, que certamente irá procurar por outro estabelecimento que atenda às suas demandas e necessidades.  

Para que isso não aconteça, confira 5 estratégias assertivas para melhorar a imagem do seu hotel na internet:

1. Tenha uma identidade visual bem planejada

A identidade visual está diretamente relacionada ao que o público entende como marca. Em resumo, trata-se de um conjunto de elementos visuais que refletem a personalidade do seu negócio, do seu produto e dos seus serviços.

Ao abrir uma empresa de cordão para crachá personalizado, por exemplo, é fundamental pensar não só no nome da companhia, mas também em uma logomarca, nas cores e tipografia, o uniforme, a fachada do estabelecimento, entre outros pontos.

Antes de mais nada, é importante definir o que o seu hotel busca refletir para os usuários, a fim de transparecer a cultura organizacional por meio dos elementos visuais. Para isso, você pode contar com o auxílio de um profissional no assunto.

Lembre-se também de zelar sempre por layouts responsivos e que facilitem a navegação dos usuários, já que isso é um fator determinante para posicionar as suas páginas nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

O ideal aqui é apostar em um estilo mais limpo e organizado, também conhecido como ‘’menos é mais’’. Com ele, você colocará apenas as informações necessárias em suas páginas e não causará confusões ao público-alvo.

2. Aposte em fotos de qualidade

As imagens são as peças-chave para melhorar a presença do seu hotel na internet. Afinal, os viajantes precisam avaliar a estrutura do hotel antes de fechar a reserva. Se o orçamento estiver alto, a dica é investir em um fotógrafo profissional para fazer as fotografias.

Embora o investimento inicial possa ser um pouco elevado, as imagens certamente vão proporcionar resultados em curto, médio e longo prazo. Por mais que os smartphones tenham ótimas câmeras hoje, nada se compara a um trabalho profissional.

Suponhamos que você queira promover a sua empresa de montagem de tubulação industrial. Além de evidenciar a qualidade dos seus produtos e melhorar o tratamento da imagem, o fotógrafo saberá escolher os melhores ângulos para destacar os itens.

O mesmo vale para o setor hoteleiro, já que o profissional saberá identificar os melhores ângulos para fotografar os ambientes internos e externos do estabelecimento. Então, comece a preparar as finanças para aplicar a ideia!

3. Conte com um site moderno e atualizado

O site é o seu cartão de visitas online. É por meio dele que os viajantes vão avaliar os quartos, a localização do hotel, as formas de pagamento, as informações de contato, entre outros meios de se manterem informados sobre os procedimentos.

O primeiro passo, sem sombra de dúvidas, é definir um layout responsivo, ou seja, que se adapte aos mais diversos formatos de tela (smartphones, tablets, etc). Os elementos visuais devem refletir a personalidade do seu negócio e, principalmente, serem o reflexo da cultura organizacional.

Outro ponto importante é manter o seu site atualizado. Então, nada de produzir conteúdos uma vez por mês e esperar que as visitas cheguem a sua página. É fundamental manter frequência nas publicações e abordar assuntos que envolvam o seu nicho.

Uma empresa de polia de alumínio, por exemplo, pode produzir conteúdos voltados para o mercado, tendências, novidades, dicas e tutoriais.

Em contrapartida, o seu hotel pode fornecer dicas de viagens, falar sobre os pontos turísticos da região em que está localizado, mencionar os melhores restaurantes do local, citar eventos regionais, entre outros.

4. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são canais de relacionamento. E nada melhor do que construir uma relação positiva e duradoura com o público, não é mesmo? Além de serem ótimos canais de comunicação, elas ajudam a promover produtos e serviços.

O ideal é que você mantenha regularidade e produza conteúdos informativos e relevantes, que realmente eduquem, informem e engajem os usuários. Não tente promover os seus serviços o tempo todo, isso fará com que as pessoas parem de seguir a sua página.

Vale mencionar que as pessoas se conectam com histórias, portanto, faça com que os seus seguidores se sintam parte fundamental para o crescimento do seu hotel.

5. Responda comentários

Por fim, interagir em seu site e nas redes sociais é essencial para se mostrar acessível ao público. Peça feedbacks aos seus hóspedes e responda todos os comentários, ainda que eles estejam acompanhados de críticas.

Defina um responsável pelas respostas e certifique-se de que elas serão elaboradas com excelência, com pleno domínio da língua em que foi feita e que o problema apontado seja solucionado.

Gostou do nosso post sobre como melhorar a imagem do seu hotel na internet? Então compartilhe com os colegas hoteleiros e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

0