O mercado hoteleiro, assim como qualquer outro, sofre com a sazonalidade. Em outras palavras, a tão conhecida baixa temporada. Ela pode causar pânico aos empresários, mas é preciso abrir a mente e buscar por soluções que irão garantir o sucesso do seu negócio em qualquer época do ano.
A verdade é que para os turistas os meses de pouca procura podem ser um verdadeiro paraíso. Afinal, os preços estão em conta, as passagens com promoções e os lugares vazios. Ou seja, a sazonalidade é ótima para quem deseja conhecer pontos turísticos sem filas e confusão. Assim, cabe a você divulgar o seu hotel como a melhor opção, entre tantas outras. 

Para isso, é preciso estar atento e traçar uma estratégia de marketing digital durante todo o ano, mesmo na alta temporada. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar. Confira: 

1. Otimização de equipe

Antes de mais nada, é importante alinhar a equipe para que todos estejam motivados a conseguir clientela. Cada hóspede do seu hotel deve ser tratado de maneira que o faça querer voltar. Pensando nisso, prepare todo o seu espaço oferecendo conforto, limpeza, boas refeições e excelente atendimento.

Além disso, é importante lembrar que seu cliente busca por descanso e diversão. Para isso, a estadia deve acontecer sem nenhum estresse por questões burocráticas. Então, boas maneiras são o mínimo a oferecer. Portanto, treine seus funcionários para que tudo saia conforme o planejado. 

2. Atualização de redes sociais

Em segundo lugar, para garantir clientes na sazonalidade na hotelaria, atualize todos os seus meios de comunicação. Por exemplo, mantenha o site e as redes sociais com os dados corretos e com informações claras e concisas. Além disso, invista em páginas com conteúdo bilíngue, atraindo clientes estrangeiros. 

Nesse sentido, é essencial fazer publicações constantes. Enquanto isso, aproveite para divulgar todos os benefícios que o seu hotel tem a oferecer. Mostre os ambientes, a alimentação, uma equipe pronta para a receber e foque no diferencial. 

Só para exemplificar, seu hotel tem uma piscina com uma vista incrível? Então faça posts mostrando o quanto isso pode ser relaxante e necessário para quem precisa descansar. 

Além disso, utilize as ferramentas das redes sociais para atrair ainda mais clientes, como o gerenciador de campanha, por exemplo. Trata-se de uma ferramenta completa para criar anúncios e acompanhar o desempenho, muito útil para divulgar promoções. 

3. Pacotes promocionais

E, falando em promoções, elas são cruciais para garantir hóspedes durante a primavera e o outono. Afinal, são poucas as pessoas que tiram férias durante o período. 

Só para ilustrar, tivemos o caso do Hotel Fazenda 7 Belo, que conseguiu aumentar em quase 50% suas vendas com nossas ações de marketing digital.

Por isso, pense em ofertas especiais para quem procura seu serviço. Nesse sentido, vale testar pacotes com um valor abaixo do mercado. Ou ainda uma condição especial para aquele cliente que frequenta seu hotel na alta temporada voltar quando você mais precisar. Porém fique atento para oferecer esse benefício no período certo. Ou seja, use a estratégia de promoção somente nos momentos em que seu hotel é menos procurado e sofre com a sazonalidade.
Além disso, os brindes também são uma excelente maneira de conquistar mais hóspedes. Então, pense em atividades diferenciadas que tenham tudo a ver com a época do ano, como festas temáticas na primavera ou jantares com drinques inclusos durante o outono. 

4. Para vender na sazonalidade é preciso escutar seu cliente

Por fim, mas não menos importante, escute seu cliente. Afinal, ninguém melhor do que o seu hóspede para dizer o que ainda precisa melhorar no seu hotel. Dessa forma, peça feedbacks e escute com atenção todas as críticas que possam surgir. Depois, use-as a seu favor e invista em melhorias.
Tenha em mente que uma das propagandas mais antigas é o boca a boca. E, sem dúvida, você não deseja que ninguém divulgue seu negócio da pior maneira. 

Para concluir, use um banco de dados para selecionar todos os seus clientes e sugestões, e entre em contato no futuro mostrando novas oportunidades de estadia. 

Sazonalidade na hotelaria pode ser oportunidade de venda

Como você viu, existe um perfil de consumidor que prefere viajar na baixa temporada. Dessa maneira, essas pessoas só precisam receber um pouco de estímulo para visitar seu hotel.

Por isso, é essencial aproveitar o momento de alta e maiores investimentos para criar sua base digital. Ou seja, um site bem estruturado e otimizado, redes sociais atualizadas e uma equipe de atendimento impecável.

Saber vender é, antes de tudo, uma técnica. Portanto, treine sua equipe e prepare-a para fechar mais vendas nos meses de baixa temporada. Assim, seu negócio manterá uma boa saúde financeira.

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