Cerca de 50% da população mundial acessa a internet via mobile, e mais de 70% dos viajantes realizam reservas de última hora utilizando celular. Saiba mais sobre como tornar o site do seu hotel responsivo.

Ter um site responsivo não é apenas um diferencial competitivo, mas é indispensável para quem está no mundo dos negócios atualmente, principalmente para quem oferta serviços, como é o caso do setor hoteleiro. Isso porque diversas pesquisas mostram que o acesso à internet via mobile entre os viajantes nacionais e internacionais é predominante, seja pela praticidade de ter tudo à mão, seja pelo pouco tempo disponível no dia a dia.

Segundo o Google, mais de 70% dos viajantes buscaram informações sobre passagens, hotéis e demais serviços relacionados à viagem por meio de um smartphone. Cerca de 42% de seus usuários fizeram reservas via dispositivo móvel, de acordo com o site hotels.com. Incluindo: celulares ou tablets. Além disso, 70% das reservas que os hóspedes fizeram de última hora foram pelo celular.

Considerando que, atualmente, cerca de 50% da população mundial acessa a internet por meio de dispositivos móveis, é essencial que os negócios também se adaptem a essa nova realidade, que tende a crescer cada vez mais, principalmente para quem trabalha no setor hoteleiro, que pode receber pessoas do mundo todo em suas instalações. Inclusive, o próprio Google já percebeu isso, e divulgou que os sites que possuem adaptação responsiva são melhor ranqueados nas páginas de busca. 

Como implementar um site responsivo no setor hoteleiro

Um site mobile-friendly é aquele que se adapta bem a qualquer meio de busca, nos diversos tipos de aparelhos, considerando as particularidades espaciais e de acesso de computadores, tablets ou smartphones. Ou seja, é uma página que deve funcionar de modo amigável nos aparelhos móveis. Um conteúdo que transmite a mesma experiência quando o usuário o acessa por um notebook ou desktop.

Isso quer dizer é preciso adaptar tanto a página inicial quanto o conteúdo. Por exemplo, as imagens, as fontes e os vídeos. Ao implementar um site mobile-friendly, é importante lembrar que os acessos são diferentes em cada meio; por exemplo, ao acessar o site de um notebook, o usuário utiliza as duas mãos e um mouse. Mas, ao utilizar o celular, o conteúdo deve ser fácil de manusear utilizando apenas o dedão, de modo tátil. Isso serve para tudo, de lojas virtuais no e-commerce a ofertas de serviços, como os hotéis, que devem facilitar a realização da reserva.

Conteúdo de sites mobile-friendly

Além disso, é importante lembrar que a maior parte do acesso dos usuários via mobile é por internet móvel, 4G e 5G, o que deve ser considerado na hora de elaborar o site na versão para dispositivos móveis. Ele deve ser leve e rápido de acessar. Mas isso não implica fazer um site com resolução de imagens ruins ou distorcidas. Ele deve apresentar a mesma qualidade do site oficial, na versão desktop. Pense ainda que as pessoas vão navegar pelo seu site “na vertical”. Ou seja, na maioria das vezes, utilizam pelo celular, com o aparelho de frente para o rosto. Por isso, evite criar páginas horizontalizadas, ainda que sejam vídeos.

Todas as empresas têm muito a ganhar ao implementar um site responsivo, que tenha boa adaptação e resposta dos usuários. Mas é importante buscar profissionais especializados, principalmente se você atua em setores que qualquer desvio pode levar à desistência do consumo. Hotéis podem tanto investir em uma plataforma que se adapte bem para diversos aparelhos, como pode optar pela criação de um aplicativo que otimize as reservas e aumente a satisfação dos clientes.

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