Administrar e gerenciar um hotel pode ser uma tarefa bastante desafiadora e difícil para a grande maioria das pessoas, principalmente pela falta de consistência ao longo do ano. A palavra-chave para conseguir fazer isso é saber lidar com as reservas diretas.

Saber o que são as reservas diretas e como elas podem impulsionar e muito o seu hotel é parte do trabalho que profissionais desse meio precisam estar ligados para ter um bom rendimento e fazer com que seu negócio se expanda cada vez mais.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar algumas dicas e orientações que podem ajudar a aumentar suas reservas diretas e conquistar mais hóspedes, alterando e sendo essenciais para mostrar o caminho a ser seguido pela organização.

Independente se…

Seus funcionários utilizam uniformes personalizados para eventos ou se o local prefere uniformes padronizados, todo hotel precisa ter clientes para se manter de pé, como qualquer negócio, e uma das maneiras de se fazer isso é atraindo mais clientes.

Isso é completamente normal e esperado de um hotel, mas parte do trabalho de todo estabelecimento focado para esse tipo de serviço é entender o momento no qual o cliente está, procurando, a partir disso, oferecer o melhor para ele.

Seja oferecendo uma caneca para brinde ou tendo melhor acessibilidade no quesito preços, é importante então entender o que são as reservas diretas e porque o seu hotel precisa saber utilizá-las de maneira correta para atrair um maior número de clientes.

Entender quais ações dentro do hotel que levam ao estímulo dos hóspedes é parte do trabalho que o estabelecimento precisa saber desenvolver, e a partir disso, pensar em estratégias que ajudem a impulsionar e melhorar esse requisito tão buscado pelos hotéis.

Sendo assim, mesmo que a empresa utilize controle de acesso digital, confira o que são reservas diretas e como utilizá-las da melhor maneira possível.

O conceito de reservas diretas

Antes de mais nada, é importante entender os conceitos que abordam as reservas diretas, qual o seu objetivo e a sua importância e impacto no mercado de trabalho. Quanto mais informações sobre recursos do mercado, melhor.

De forma simples e objetiva, as reservas diretas acontecem quando os clientes compram no próprio hotel ou através de seu site, sem o auxílio ou contratação de terceiros. 

Uma agência de viagens, por exemplo, é uma intermediária entre o cliente e o hotel, não se classificando como uma reserva direta, por exemplo.

Independente se o hotel oferece malas personalizadas ou piscina para seus hóspedes, é comum que as pessoas pesquisem em até 3 outros hotéis antes de decidir qual será utilizado, sendo mais um motivo para que o site esteja organizado e funcional.

Em outras palavras, quanto melhor o site estiver desenvolvido, maior a possibilidade de mais clientes o encontrarem e realizarem uma reserva direta.

Porém, as conhecidas OTAS (Online Travel Agencies), também conhecidas como Agências de Viagem Online, têm ganhado cada vez mais espaço entre os clientes, o que diminui e muito o faturamento dos hotéis por taxas e comissões que precisam ser pagas às agências.

Com isso, mesmo os hotéis que possuem adesivos de parede personalizados, tem de buscar alternativas para reverter a situação. 

Primeiros passos

Através disso, podemos dizer que os primeiros passos para realizar essa ação são:

Tudo isso irá depender do tipo de hotel, região onde ele se encontra e o que ele oferece para os seus hóspedes.

Entretanto, na maioria das vezes, todos os itens acima destacados afetam diretamente as reservas diretas e as maneiras como elas se comportam dentro do seu negócio.

Seja oferecendo serviços de display expositor ou oferecendo um grande diferencial em seus serviços de quarto, é preciso utilizar as vantagens e benefícios do mundo online e digital, ou seja, saber se adaptar conforme as necessidades aparecem.

É essencial saber utilizar a tecnologia ao seu favor para promover e impulsionar suas estratégias de negócios e formas de atrair mais clientes, afinal, o mundo todo está buscando novas formas de se atualizar, e os hotéis não devem ser diferentes.

Conclui-se então que, a melhor forma de evitar que as OTAS consigam se beneficiar demais, é seguir alguns passos que podem te ajudar a atrair mais clientes.

Isso pode ser desde práticas e estratégias fundamentais, como serviço de quarto 24 horas, até mesmo disponibilizar palestras de controle de acessos para empresa. O importante é chamar a atenção necessária.

Sendo assim, os tópicos abaixo abordam algumas ações e dicas de estratégias que podem ajudar o seu hotel a atingir tais objetivos. 

1. Comunicação digital é fundamental

Quando se pensa em maximizar os lucros e fazer com que as reservas diretas sejam cada vez mais uma frente de lucros para o seu hotel, é preciso se esforçar ao máximo para que os valores que agências e terceirizadas recebem pela hospedagem seja menor.

Isso significa que os clientes precisam achar primeiramente o seu hotel antes das agências. Em outras palavras, a sua presença digital deve ser maior do que elas, e para que isso funcione corretamente, é preciso de um grande investimento em diversas frentes.

É preciso saber fazer campanhas, promoções e mostrar verdadeiras atratividades para fazer com que os clientes se sintam mais animados e incentivados a fechar negócios e fazer as reservas diretas, seja oferecendo descontos, opções de lazer ou eventos com aluguel de tendas para festas.

Outra estratégia funcional é o seu site ser um foco de boas oportunidades e entregas de informações relevantes para o seu público, seja através do site, canal no Youtube, redes sociais e até mesmo um blog.

Em outras palavras, utilize de marketing de conteúdo como forma de aumentar o alcance da sua marca e fazer com que os clientes conheçam o seu trabalho e prefiram reservas diretas, oferecendo também a eles os canais de comunicação ideais para seus clientes.

2. Priorize a experiência online do usuário

Se tem uma coisa que as pessoas priorizam em sua navegação pela internet é o atendimento durante todo o seu processo de compra. Quanto melhor for a experiência do usuário na internet, mais interessado ficará em seu negócio.

Portanto, pense e sempre invista bastante em diferentes maneiras de atender o público, utilizando os canais de comunicação pré-estabelecidos em seu hotel, buscando oferecer diversas maneiras de negociação e de atender as expectativas do público.

Investir em um site que seja funcional, estiloso e que atraia a atenção das pessoas aumenta a possibilidade dos mesmos se sentirem melhores no domínio e decidirem investir no seu hotel. 

Portanto, lembre-se de sempre buscar diferentes e novas maneiras de fazer com que o usuário se sinta único.

3. O pós-venda é essencial

Muitos falham em não investir em relacionamentos pós-venda. Lidar com os clientes depois de terem comprado seus serviços e produtos é tão importante quanto convencê-los a realizar uma reserva direta, afinal, é necessário saber o quão satisfeito eles estão com o que foi oferecido para melhorar o hotel.

Seja no atendimento, comida ou até mesmo serviços gerais, como serviços de quarto, ao saber o que foi melhor executado e o que não foi, é possível ter um feedback direto sobre como os atributos da empresa impactam nas reservas diretas dos seus clientes.

Enviar promoções e oportunidades é outra alternativa interessante para manter os clientes investidos e interessados em seu hotel, fazendo com que voltem outras vezes para futuras negociações e viagens. 

Em outras palavras, aumenta a taxa de fidelização, garantindo que os mesmos não procurarão por OTAS em uma próxima hospedagem.

Considerações finais

O texto de hoje abordou algumas dicas e orientações de como aumentar as reservas diretas em seu hotel e aumentar o número de hóspedes, fidelizando-os e fazendo com que tanto seu lucro quanto a sua influência dentro do meio.

Uma dica que sempre é importante relembrar é de otimizar ao máximo o seu site e investir no trabalho com CTA, utilizando sempre a tecnologia a seu favor e facilitando diversos processos internos do site e das diferentes formas de usar o meio digital ao seu favor.

Tornar-se autoridade no mercado de trabalho sempre é uma alternativa que, embora mais demorada, é mais fácil de fidelizar clientes e chamar mais atenção para o seu site, fazendo com que o lucro de reservas diretas e o próprio interesse dos clientes em negociar diretamente com o hotel.

Utilize as dicas e orientações ao longo do texto como forma de se ter uma boa ideia de por onde começar e as diversas possibilidades que podem ser abordadas, estudando o máximo possível o seu meio de trabalho e como se diferenciar e ganhar seu espaço no mercado de trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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