Tópicos deste post
O avanço tecnológico transformou a realidade do mercado e mudou as formas de se fazer negócios. Por isso, podemos afirmar, com segurança, que o setor hoteleiro não se privou a aplicação de inúmeras tecnologias que visam o conforto e a satisfação dos hóspedes.
Além disso, a tecnologia atua no setor hoteleiro de diversas formas, bem como sistemas de reserva integrados, mídias sociais, controle de finanças, ferramentas de agendas e prioridades, inteligência artificial, entre outras medidas importantes.
Para se ter ideia, de acordo com o estudo realizado pela Expedia Group em 2019, 77% das redes hoteleiras pretendem aumentar os investimentos em tecnologia. Os índices, por si só, apontam para uma perspectiva positiva e ressaltam a importância da tecnologia no setor.
Pensando na importância da tecnologia para os dias atuais, preparamos este post. Nele, você, profissional do setor hoteleiro, verá 4 motivos significativos para investir em tecnologia no seu hotel. Continue lendo e descubra!
1. Boa experiência na estadia
Todo negócio, que deseja crescer de forma sustentável e alcançar bons resultados, precisa oferecer uma boa experiência de compra para o consumidor, certo? E com o setor hoteleiro não é diferente!
Dessa forma, a tecnologia pode proporcionar uma melhor experiência na estadia, visto que os hóspedes estão cada vez mais exigentes. Com alguns sistemas automatizados, é possível o check-in e check-ou online, buscar um serviços de outsourcing de impressão, chave digital para o quarto e muito mais.
Além do mais, vale ressaltar que investir na tecnologia favorece na imagem do hotel, o que contribui com o processo de fidelização de clientes.
2. Maior produtividade na equipe
Outro ponto bem interessante da tecnologia é que ela fornece maior produtividade e desempenho na equipe. Com a aplicação de softwares, é possível agilizar processos, coletar informações, cadastrar hóspedes, avaliar os funcionários, entre outros.
Inclusive, falando sobre a administração do hotel, é mais prático observar as receitas e despesas por um sistema integrado.
Assim, a tecnologia torna o trabalho mais simples, prático e ágil, ‘’liberando’’ os colaboradores para atividades estratégicas, como a manutenção de um disco flap.
3. Redução de custos
Todo gestor sonha em reduzir os custos, controlar as finanças, alocar investimentos e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade, certo? No entanto, é quase impossível aumentar as receitas se as despesas continuarem subindo.
No setor da hoteleiro, a tecnologia é fundamental para organizar as finanças, controlando o fluxo de caixa e as principais fontes de gasto da companhia, como insumos para cerveja.
Além do mais, um software de gestão financeira, por exemplo, pode avaliar gastos supérfluos e cortá-los pela raiz.
4. Acompanhar a movimentação do mercado
Por fim, é quase impossível falar sobre os motivos para investir em tecnologia sem mencionar a movimentação de mercado. Afinal, 77% dos hóteis pretendem aumentar seus investimentos em tecnologia.
Por essa razão, é preciso acompanhá-los para competir igualmente com a concorrência. Portanto, investir em tecnologia não é uma medida necessária apenas para a hospedagem, mas também para conquistar diferenciais competitivos.
Gostou do nosso post sobre os motivos para investir em tecnologia no setor hoteleiro? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
0