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As redes sociais foram criadas para serem espaços de compartilhamento da vida das pessoas com a família e amigos. Mas ela também pode ser um grande canal de vendas.
Segundo uma pesquisa do Instituto Qualibest, 62% das compras pela internet foram realizadas pelas redes sociais, mostrando a sua força no mercado digital.
Entretanto, não basta anunciar o produto no perfil ou em uma rede social. É preciso conhecer o mercado e ter uma estratégia definida para superar a concorrência.
E uma das formas de atrair o público é o conteúdo, pois um bom conteúdo gera um grande engajamento do público e contribui para as vendas da empresa.
Nesse artigo nós preparamos algumas dicas valiosas que vão ajudar o seu negócio a produzir conteúdo de qualidade nas redes sociais.
Como produzir conteúdo nas redes sociais
Assim como os blogs, as redes sociais conta com vários tipos de conteúdos adequados para se produzir e gerar audiência e engajamento.
Baseados no marketing de conteúdo, essa técnica é usada para atrair o público com materiais educativos que informa e tira todas as dúvidas do público, fazendo com que a audiência te enxergue como uma autoridade no assunto.
O primeiro passo para produzir um conteúdo de qualidade é entender o objetivo daquilo que a empresa quer passar.
Por exemplo, uma clínica de odontologia pode produzir conteúdos divertidas, ou dicas rápidas de tratamentos odontológicos, como a aplicação de um implante dentário, ou o passo a passo de como fazer uma escovação eficiente dos dentes.
Você também pode usar as redes sociais para divulgação do seu site ou blog. Continuando com o exemplo da clínica, o dentista pode usar as redes sociais para divulgar os conteúdos mais densos do seu blog odontologia.
Além do tipo de conteúdo, outra boa dica é escolher a segmentação do seu público, pois a escolha correta facilita a produção dos materiais educativos e aumentam as chances de conversão em vendas.
Para quem tem uma dificuldade inicial ao encontrar o seu público, crie uma persona (um personagem que representa o seu potencial cliente)
Esse personagem deve ser criado com dados e características reais do seu cliente, ajudando a sua empresa encontrar o público certo.
Dicas para produzir conteúdo nas redes sociais
As redes sociais são claramente um ambiente para divulgar o seu produto ou serviço.
Mas sua página equilibrar o ritmo de publicações, pois o excesso de anúncios pode desinteressar o seu público, que vai desaparecer da sua página aos poucos.
Para evitar esse problema, crie um cronograma com todas as publicações feitas nas redes sociais. Pois dessa forma, será possível dividir qual tipo de publicação.
Além do cronograma, outras dicas são importantes, como:
1 – Produza diferentes formatos de conteúdo
Cada rede social possui características e limitações diferentes, mas no geral, todas elas permitem conteúdos em texto, imagem e vídeo.
Por isso, é essencial que a empresa use vários canais de criação de conteúdo nas redes sociais, com materiais educativos relevantes, inspiradores e de alto valor.
Além de diversificar o conteúdo, atrai pessoas dispostas a adquirir a solução da sua empresa. De acordo com pesquisa da Indigit, 64% dos consumidores compram após verem um conteúdo da marca nas redes sociais, principalmente em vídeo.
2 – Tenha regularidade na publicação
Uma das regras mais importantes ao investir nas redes sociais é a regularidade na publicação de conteúdos.
Se o número de publicações for baixo, o interesse do público vai diminuir com o passar do tempo, e os mecanismos de busca das redes sociais vão deixar de recomendar a sua página.
Já se houver um excesso de publicações, você pode estar atirando para todos os lados, sem a garantia que a estratégia está dando resultados.
Por isso, saiba qual o dia e horário em que o seu público fica mais engajado com a suas publicações e adote essa estratégia no cronograma de postagens. Assim será possível produzir conteúdo na quantidade certa e manter a audiência do seu blog.
3 – Pergunte ao público
Além da produzir conteúdos educativos, faça outras publicações como enquetes e perguntas ao público.
Ao criar enquetes, sua página vai gerar mais engajamento e participação direta do público na página, podendo ser uma solução mais fácil para encontrar as necessidades dos seus seguidores.
Dessa forma, o público sempre estará ainda mais engajado e sua página terá ainda mais autoridade para os seus seguidores.
4 – Faça parcerias com influenciadores digitais
Outra forma para atrair pessoas para sua página e potenciais clientes é a parceria da sua empresa com influenciadores digitais.
Isso porque os influenciadores são a segunda fonte dos clientes na decisão de compra, de acordo com uma pesquisa da Qualibest.
Esses influenciadores serão os porta vozes da empresa, e isso vai ajudar a sua empresa a ter ainda mais credibilidade nas redes sociais, ambiente onde 70% dos usuários decidem comprar alguma coisa.
Invista em conteúdo nas redes sociais
As redes sociais podem ser um excelente meio para a sua empresa aumentar aumentar a carteira de clientes.
Mas para isso, é necessário produzir algo que possa ser atraente e conquistar mais público e superar a concorrência.
Existem vários modelos de produção de conteúdo, como texto, imagem, vídeo e e-books. Mas é preciso conhecer os limites de cada rede social para ter sucesso na produção de conteúdo.
Uma clínica odontológica, por exemplo, pode produzir tanto conteúdos educativos, quanto anúncios nas redes sociais, atraindo diferentes públicos, desde leitores, a pacientes avulsos e pessoas que tenham algum tipo de plano odontológico.
Dessa forma, você terá mais efetividade para encontrar o público ideal e a rede social para publicar o seu conteúdo e aumentar o número de seguidores, que podem te ajudar a conseguir mais clientes para o seu negócio.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal