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Devido às mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, as empresas também tiveram que se adaptar para continuar trazendo resultados positivos.

Isso porque, atualmente, a maioria das compras são feitas através de plataformas digitais e de smartphones. Ou seja, a preocupação agora está muito além das lojas físicas, mas principalmente em como atrair esses clientes para as suas lojas virtuais.

Por conta disso, cada vez mais as empresas têm investido nas estratégias de Inbound Marketing, como uma maneira de atrair os seus clientes, por diferentes métodos, até que eles finalizem as suas compras.

Quer entender um pouco mais sobre essas estratégias e quais as maneiras mais eficientes para converter os seus clientes? Confira!

Conheça as etapas do sucesso

Você conhece as principais estratégias do Inbound Marketing? Conhecido também como Marketing de Atração, é composto pelas seguintes etapas: atrair, converter, relacionar, analisar e encantar.

Para que essas etapas sejam colocadas em prática na sua empresa, é necessário conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

Atrair

Para conseguir atrair leads qualificados, é importante utilizar as estratégias do Inbound Marketing junto com o Marketing de Conteúdo.

Isso porque o grande objetivo do Inbound é educar o seu público com conteúdos que sejam relevantes.

Atualmente, o conteúdo é considerada a grande moeda de troca do século XXI. Enquanto antigamente as empresas estavam preocupadas em utilizar a sua publicidade de maneira mais invasiva, com o outbound marketing, hoje isso é visto de outra forma.

Ou seja, o indivíduo deve ir atrás da empresa. Isso normalmente é conseguido através dos conteúdos produzidos, que fazem a pessoa em questão se interessar, até descer pelo funil de vendas, sendo considerado um lead qualificado.

Os conteúdos podem ser produzidos em diferentes formatos e seguir para diversas plataformas. Os principais deles são:

  • texto: blog post, e-books;
  • vídeo: webinars, vlogs;
  • áudio: podcast.

Todo conteúdo produzido por uma empresa deve considerar quais são as necessidades da sua persona. Se ela procura por “como ganhar uma renda extra”, o conteúdo deve ser condizente com a pauta e oferecer a solução para ela.

Outra maneira de atrair os seus leads é através das redes sociais. Atualmente, é essencial que as empresas estejam presentes, para garantir que a marca seja reconhecida e tenha autoridade no mercado.

Converter

Agora que você já conseguiu atrair os seus visitantes, é importante entender como gerar leads, até que eles se tornem clientes.

Para que isso seja feito, é importante que o relacionamento seja estreitado, por meio da criação de conteúdos que sejam relevantes.

Nesses casos, é importante utilizar algumas estratégias. A primeira delas é o CTA (call-to-action), que são botões de ação em que a empresa pode oferecer um ebook ou levar até uma página de conversão.

As páginas de conversão também são conhecidas como landing pages. O seu principal objetivo é captar os dados dos seus visitantes e fazer com que eles se convertam em leads.

Relacionar

Utilizar-se das estratégias de Inbound Marketing envolve também nutrir os seus leads de maneira que eles avancem no funil de vendas, para que se tornem clientes fidelizados de sua marca.

Isso pode ser feito através do e-mail marketing, como uma maneira de enviar mensagens personalizadas de acordo com o estágio em que eles se encontram.

Para isso, é importante manter um fluxo saudável do envio dos emails, se preocupando em não lotar a caixa de entrada, mas também não ficar um longo período sem o recebimento de emails.

Analisar

O trabalho não finaliza após as compras do seu cliente. Pelo contrário, nesse momento é importante analisar todos os dados para entender quais foram as estratégias bem-sucedidas, assim como em quais pontos é necessário melhorar.

Também é importante investir em pesquisas de satisfação do cliente, para entender se todas as suas expectativas foram atendidas e se a sua experiência foi positiva.

Encantar

Agora que você conseguiu atrair os seus leads até o momento da compra, significa que as suas estratégias de Inbound Marketing estão trazendo os resultados esperados.

Esse é o momento de encaminhar os leads para a equipe de vendas, e então esperar que eles façam o seu trabalho finalizando cada compra feita pelo cliente.

Isso mostra como é essencial que as equipes de marketing e de vendas estejam sempre alinhadas, para garantir um desenvolvimento contínuo e que traga os resultados esperados.

Dessa forma, é possível garantir que os seus clientes se tornem propagadores da sua marca, como uma maneira de publicidade gratuita.

As melhores estratégias para conversão

Já deu para entender um pouco mais sobre cada etapa do processo de conversão e, principalmente, quais são as estratégias necessárias para desenvolvê-las.

O Inbound Marketing é a principal estratégia para garantir essa conversão. Investir nela, além de trazer bons resultados para a empresa, também custa pouco.

Isso é o que todo gestor de empresa quer ouvir, não é mesmo?

A vantagem do Inbound está no relacionamento que você cria com o seu consumidor. Como foi visto, isso pode ser feito através das redes sociais, assim como do e-mail marketing.

Esse estreitamento do relacionamento pode também ser positivo para a fidelização dos clientes, como uma maneira de garantir que eles sempre voltam.

Trazendo mais lucros!

Deu para perceber como essas estratégias podem trazer grandes benefícios para a empresa, o que também pode aumentar o fluxo de caixa.

Se o produto que foi comprado pelo cliente for a solução para os seus problemas, ele vai voltar a comprar com a sua marca, o que garante a sua fidelização.

Além disso, é essencial não esquecer o seu lead após a finalização da compra. Isso envolve tanto no envio de e-mail marketing, como também para enviar promoções e programas de fidelização.

Pronto para colocar as estratégias em prática? Bons negócios!

Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Produtora de conteúdo na Ideal Marketing