Já parou para observar o volume de conteúdo em vídeo publicado na internet? O consumo de vídeos é uma das crescentes tendências de marketing para 2020 e o seu hotel não pode ficar de fora dessa.

Por isso, neste post vamos mostrar quais os benefícios de começar a produzir conteúdo em vídeo, o que considerar nesse tipo de publicação e como destacar sua empresa por meio de vídeos. Acompanhe a seguir!

Por que pensar em conteúdo em vídeo

O conteúdo em vídeo tem sido tendência anunciada devido ao aumento da preferência dos usuários por este formato de informação. Segundo o State of Video Marketing 2017, os internautas dedicam, em média, 1,5 horas diárias consumindo vídeos.

Além disso, o mesmo relatório aponta que 95% dos usuários assistem a vídeos com o intuito de entender melhor um produto ou serviço. 90% dos entrevistados também disseram que vídeos de produtos ajudam na sua decisão de compra. Em 2018, os dados mostram que 85% dos internautas desejam assistir mais vídeos nos próximos anos.

Assim, cada vez mais o público espera que as empresas expressem seus valores, diferenciais, produtos e serviços por meio de produções audiovisuais. Não por coincidência, o vídeo marketing tem sido mais adotado dentro das organizações.

Entre 2016 e 2017, 81% das empresas passaram a utilizar o vídeo como ferramenta de marketing e a maioria delas (99%) pretende continuar investindo na estratégia.

Benefícios do vídeo marketing para as empresas

De acordo com a pesquisa OptinMonster 2018, publicações em vídeo aumentam em até 54% o alcance da marca. Dessa maneira, os vídeos representam uma forma de atingir mais pessoas pelas redes sociais, só para exemplificar.

Além de impactar mais pessoas com a imagem da sua marca, os vídeos também ajudam na conversão de clientes. Como mencionamos anteriormente, o conteúdo em vídeo pode influenciar na decisão de compra, caso utilize as técnicas certas de vendas.

Nesse sentido, segundo a WordStream 2018, empresas que investiram em vídeo marketing geraram uma receita 49% maior comparando com organizações que não adotaram a estratégia.

Logo, podemos ver que o vídeo é capaz de proporcionar benefícios como:

  • Maior engajamento com a marca;
  • Maior alcance da marca;
  • Maior taxa de conversão em páginas de vendas;
  • Maior percepção de valor dos produtos e serviços oferecidos;
  • Geração de mais receita;
  • E muito mais!

Como começar a produzir conteúdo em vídeo

Agora que você entende a oportunidade que os vídeos proporcionam, vamos mostrar como o seu hotel pode começar a criar e publicar vídeos a fim de aproveitar esta tendência e gerar mais resultados em marketing digital.

Em primeiro lugar, não é necessário nenhum grande investimento em equipamentos. A ideia é usar o que o hotel tem à disposição hoje.

Para iniciar os trabalhos, basta usar, por exemplo, a câmera traseira de um smartphone, que detém melhor resolução de imagem do que a câmera frontal (de selfie) do aparelho.

Assim, para começar a gravar conteúdos de qualidade, vale considerar alguns pontos importantes. Confira:

Iluminação

É fundamental contar com uma boa iluminação para criar um conteúdo visual adequado. Tanto a falta de luz quanto o excesso prejudicam a compreensão das informações e até mesmo o interesse da audiência. Portanto, o primeiro passo é definir um local corretamente iluminado para as suas gravações.

Nesse sentido, a solução mais prática é aproveitar a luz natural. Ou seja, realizar a produção do vídeo em um ambiente aberto ou em uma sala que receba boa iluminação solar.

Dicas de como começar a produzir conteúdo em vídeo

Mas, este tipo de iluminação é menos controlável e previsível, então, é importante ter em mente algumas dicas a fim de conseguir um melhor aproveitamento da filmagem:

  • Não grave de costas para janela, pois os aplicativos de câmera dos smartphones têm menos opções de controle da imagem, compensando de forma automática o excesso de luz, fazendo com que os objetos gravados fiquem apenas com a silhueta visível. Assim, o ideal é gravar a favor da luz, com os objetos e as pessoas voltadas para frente da janela;
  • Preste atenção nos horários em que a luz do sol fica mais constante, pois assim o vídeo não vai sofrer variação de luminosidade durante a gravação;
  • Evite filmar com o templo nublado ou chuvoso para que a filmagem não fique escura;
  • Não misture luz interna com externa, ou seja, não ascenda lâmpadas ou outros tipos de iluminação artificial quando usar a luz natural para fazer seus vídeos.

Áudio

Geralmente, iniciantes em fazer vídeos se preocupem com o visual da imagem e acabem colocando a qualidade do áudio em segundo plano. Mas, isso é um erro!

Se por um lado as pessoas precisam ver com clareza as imagens filmadas, também precisam compreender a mensagem transmitida no conteúdo em vídeo. Caso o áudio esteja muito baixo, com ruídos e baixa qualidade, o desinteresse e engajamento da audiência também tende a cair.

Veja algumas dicas para produzir áudio mais limpo e com potência devida:

  • Use um microfone para obter maior volume na gravação do áudio: pode ser um microfone de lapela com entrada P2 (compatível com a entrada do fone do celular) ou o microfone que vem em fones de ouvido;
  • Grave em locais mais silenciosos, longe de barulhos de trânsito e outros ruídos externos;
  • Grave o áudio separadamente em um aplicativo de gravador, em outro smartphone (depois, será preciso editar o vídeo unindo o som à imagem);
  • Caso não possua um microfone, filme o mais próximo da câmera possível, sem comprometer a qualidade da imagem.

Estabilidade da câmera

Imagens tremidas também prejudicam a atenção do público. Por isso, evite produzir os vídeos segurando a câmera com as próprias mãos. O ideal é usar algum suporte para manter o dispositivo estável e captar uma imagem regular.

Se for o caso de filmar uma pessoa, cuide para que a altura da lente da câmera esteja posicionada na altura de seus olhos. Dessa maneira, a direção fica mais agradável para quem está assistindo ao vídeo.

Assim, para manter a câmera do celular sempre equilibrada, você pode fazer um pequeno investimento adquirindo um tripé de câmera com adaptador para smartphone. Há diversas opções no mercado, para diferentes orçamentos.

Porém, se você procura uma solução sem custos, é possível apoiar o smartphone em móveis, como prateleiras, por exemplo. O importante é manter um bom enquadramento dos objetos, bem como deixar o aparelho bem fixo e imóvel durante a gravação.

Cenário

A organização do cenário, ou seja, do ambiente que será filmado, é de suma importância para a valorização da sua marca e espaço.

Assim, procure um lugar estratégico para gravar os vídeos do seu hotel. Se for um vídeo apresentando o lugar, uma boa ideia é gravar mostrando uma parede customizada, com o letreiro ou placa do estabelecimento, por exemplo.

Agora, em vídeos mostrando somente os ambientes e espaços dentro do hotel, sem um apresentador, cuide para que os locais estejam organizados, limpos e transmitam uma mensagem corente com a marca.

Só para ilustrar, pode parecer óbvio, mas não faça vídeos que mostrem piscinas com água inapropriada para banho ou em manutenção e indisponíveis para o consumo atual, acomodações desarrumadas, mesas do restaurante com pratos e copos sujos que acabaram de ser deixados pelos hóspedes e etc.

Regra dos três terços

O enquadramento correto é outro fator que torna os vídeos mais atraentes. Pode parecer um assunto mais técnico e profissional, mas apenas com a regra dos três terços, qualquer leigo consegue capturar uma boa imagem.

A regra dos três terços envolve basicamente uma grade imaginária sobre a imagem capturada pela câmera, um “jogo da velha” sobre o que está sendo filmado. Alguns aplicativos de câmera têm a possibilidade de aplicar este tipo de grade no visor do dispositivo.

A regra básica é posicionar o objeto principal do vídeo em um dos 4 pontos convergentes nas linhas horizontais e verticais. Ou seja, o que você deseja colocar em evidência no vídeo, posicione em uma das interseções entre as linhas horizontais e verticais.

Regra dos três terços

No caso de filmagem com o foco no rosto de pessoas, uma boa forma de usar a regra dos três terços é posicionando os olhos nas duas interseções do terço superior. Agora, caso o enquadramento seja mais amplo e mostre o espaço do hotel, uma dica é posicionar a cabeça da pessoa em um dos pontos da grade.

Caso esteja filmando horizontes, como a vista das acomodações ou pontos turísticos do destino, por exemplo, é interessante usar as linhas horizontais da grade como guia.

Regra dos três terços - paisagem

O que abordar nos vídeos

Depois de ter uma noção maior da parte técnica da gravação, é essencial saber o que criar como conteúdo em vídeo. Em primeiro lugar, pense em formas de tirar o melhor dos produtos e serviços do hotel.

Assim, algumas ideias práticas para aplicar no seu estabelecimento são:

  • Caprichar na decoração das acomodações e fazer um tour pelas modalidades de quartos do hotel;
  • Filmar os principais pratos, cardápios e eventos no restaurante do hotel;
  • Fazer um tour pela área de lazer do estabelecimento;
  • Registrar os momentos mais belos da paisagem ao redor do espaço.

Além disso, outros assuntos interessantes de abordar nos seus vídeos são:

Depoimentos dos hóspedes

Esta é uma excelente forma de criar prova social, conforme explicamos em mais detalhes no post sobre como começar corretamente um programa de marketing digital para hotéis.

Em suma, as pessoas se sentem mais seguras de comprar produtos e serviços que foram bem avaliados por consumidores anteriores. Dessa maneira, um depoimento de quem já esteve no seu hotel pode gerar a prova social capaz de estimular novas conversões de futuros hóspedes.

Em forma de vídeo, o alcance e engajamento nas redes sociais são potencializados. Além disso, este tipo de vídeo também pode ser usado em partes estratégicas do site, como a página de cotação, a fim de servir como prova social e estimular a decisão da compra do viajante.

Registro de visitas de celebridades

Outra forma de impulsionar a marca do hotel é fazer parcerias com influenciadores. Como explicamos em um post anterior sobre tendências no marketing para os próximos anos, o marketing de influência é uma das estratégias para acompanhar.

Assim, imagine que uma pessoa famosa visite seu estabelecimento. A administração do hotel pode conversar com a celebridade e combinar a produção de um vídeo dela desfrutando os produtos e serviços da empresa. Ou até mesmo um depoimento da experiência dela dentro do espaço.

Dessa forma, com a devida autorização, seu hotel pode atingir a audiência dessas celebridades, que geralmente reúnem muitos seguidores. Por exemplo, publicar na rede social do hotel um vídeo do influenciador contando como foi o passeio, marcando o perfil da celebridade nas redes sociais.

Além de engajar com os próprios seguidores e alcançar uma nova audiência, com esta ação, seu hotel também gera mais uma poderosa prova social.

Eventos e datas especiais

O hotel terá alguma programação especial de Natal, Réveillon ou trabalha com temáticas, como noite árabe ou noite da pizza? Se sim, esta é uma excelente oportunidade de produzir um conteúdo em vídeo de qualidade.

Só para exemplificar, você pode fazer um making of, mostrando como foi os preparativos para o evento e a organização para a data especial. Dentro dos padrões de comunicação da marca, você pode até explorar erros de gravação, dando um tom mais natural e humanizado às postagens.

Além disso, é claro, capture os melhores momentos dos eventos, como a chegada do Papai Noel, a ceia, as luzes e, quem sabe, mais depoimentos de participantes. Então, filtre as melhores imagens e publique toda esta emoção.

Quais os melhores canais de publicação em vídeo

Quando falamos em produzir conteúdo em vídeo, a principal plataforma é o YouTube.

O YouTube é o segundo site mais visitado do mundo, ficando atrás apenas do Google! Nacionalmente, 95% dos internautas brasileiros acessam vídeos no YouTube.

Portanto, em primeiro lugar, se o seu hotel ainda não tem, crie um canal na plataforma de vídeo. A criação do canal é gratuita e quem tem uma conta no Google (Gmail, Google Drive, Google Analytics, etc.), automaticamente também possui uma conta no site. Basta acessar com o mesmo login e criar o canal.

Nas mídias sociais, o ideal é publicar o vídeo diretamente na determinada rede ao invés de compartilhar links do YouTube. Dessa forma, o alcance é maior.

Não é por coincidência que o Facebook e o Instagram estão investindo em suas próprias plataformas de vídeo, como Facebook Watch e IGTV, respectivamente. Isso nos mostra como as redes já identificaram o impacto dos vídeos no volume de acessos e interações entre os usuários.

Assim, publique também os vídeos do seu hotel como publicação do Facebook e do Instagram. No Instagram, vídeos curtos (até 60 segundos) podem ser inseridos integralmente no feed. Vídeos mais extensos, idealmente devem ser publicados no IGTV.

Além disso, teste a distribuição pelos stories, tanto do Facebook quanto do Instagram. Neste caso, o ideal é manter o vídeo em até 15 segundos. É possível ainda juntar vários vídeos subsequentes como stories diferentes.

O que mais considerar na produção de vídeo para hotelaria

Acima de tudo, como qualquer formato, é preciso trabalhar com consistência, mantendo uma frequência constante de publicações. Logo, estabeleça uma periodicidade viável e mantenha a produção neste ritmo.

Só para ilustrar, se for possível criar apenas 1 bom material por mês, mantenha a produção nesta frequência. Depois, conforme for a reação da audiência, aumente esta frequência e aprimore a qualidade do conteúdo.

Além disso, é essencial manter o mesmo tom e a voz da comunicação da empresa. E também alinhar as informações transmitidas em vídeo com as demais estratégias de marketing e vendas da organização.

Vale ressaltar ainda a priorização de uma linguagem natural e humanada. Os viajantes querem conhecer melhor seu espaço e sua equipe, mas por trás disso tudo existem pessoas. Mostre que o seu hotel é eficiente, mas sem deixar de saber lidar, sobretudo, com pessoas.

Finalmente, quando os resultados começarem a surgir, invista em profissionais de criação e edição de vídeo, bem como na produção de material institucional com um roteiro mais elaborado. Talvez, até um programa de entrevistas, reportagens sobre o destino e outras possibilidades. Enfim, aprimore as ações sempre tendo em vista os interesses do seu público, a fim de gerar cada vez mais valor a sua audiência. Desse modo, é possível diferenciar os conteúdos e informações do seu hotel, fortalecendo cada vez mais a sua marca. Então, se você gostou das dicas, compartilhe com sua equipe e preparem-se para usufruir dos benefícios do conteúdo em vídeo!

0