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Uma imagem fala mais do que mil palavras, já ouviu isso? No ramo da hotelaria e turismo, a fotografia é indispensável para atrair a atenção do cliente e despertar seu interesse de reserva. Então, neste artigo, vamos dar a você dicas e ideias de fotos para hotéis e pousadas. Assim, você vai poder se inspirar e apresentar seus diferenciais sem dizer mil palavras. Mas sim, com um ensaio fotográfico envolvente e atrativo. Continue lendo e veja só!
Por que criar boas fotos para hotéis e pousadas
Seja qual for o porte da sua empresa, é preciso destacá-la da concorrência. As fotos são recursos indispensáveis para mostrar seus diferenciais. Assim, as fotografias são definitivamente seu cartão de visita. Dessa forma, elas são um argumento de venda, podendo ser mais eficazes do que mil palavras.
Só para ter uma ideia, em média, 92% dos consumidores online estão mais propensos a fechar a reserva com hotéis ou pousadas que apresentam mais fotos do seu ambiente interno e externo. Sites com interfaces adequadas para celulares e com bom material fotográfico retêm os usuários em mais 20%.
Então, a fotografia é um importante recurso de venda, seja nas OTA’s ou no seu site próprio. Você está usando este recurso para fechar mais reservas no seu hotel ou pousada?
As fotos para hotéis e pousadas vão ajudar sua empresa a vender mais! Por isso, antes de tudo, escolha um fotógrafo profissional especializado no mercado hoteleiro.
Afinal, como apontado anteriormente, fotos ruins reduzem a retenção dos usuários. Desse modo, podem fazer o seu negócio perder reservas.
O que você deve saber sobre fotos para hotéis e pousadas
Nessa era digital, o consumidor busca saber mais sobre a estrutura de uma hospedagem, antes de efetuar sua reserva. De fato, segundo uma pesquisa recente, 97% dos consumidores pesquisam online antes de fazer uma compra.
Nesse sentido, um dos principais ativos dos meios de hospedagem é o seu material visual. Por isso, sua empresa precisa ter um cuidado especial com as fotos para hotéis e pousadas.
Afinal, o hóspede vai se sentir motivado a fechar a reserva com a possibilidade da experiência visual.
Sem dúvida, sentir a energia e a experiência com os produtos e serviços do seu hotel ou pousada fará toda a diferença na escolha da sua empresa e não a do concorrente. Assim, é um dos fatores essenciais para trabalhar na sua comunicação online.
Qualidade
As fotos destinadas às OTA’s precisam ter boa qualidade. O ideal é contar com um profissional. Pois, um fotógrafo vai saber capturar o melhor cenário e terá o equipamento ideal para gerar fotos de alta qualidade.
Assim, é de suma importância contratar um fotógrafo especializado na área de hotelaria a fim de alcançar o resultado esperado. Inclusive, essa especialização deve contemplar conhecimento em arquitetura, interiores, gastronomia e etc. Dessa maneira, o profissional saberá o que exatamente registrar e como. Consequentemente, o resultado do material fotográfico será mais realista, genuíno e de acordo com os verdadeiros diferenciais da sua empresa.
Isso porque as fotos para hotéis e pousadas devem ser atrativas para os interessados na hospedagem e no destino. Ou seja, precisam expressar da melhor forma possível o que o hóspede usufrui no seu espaço. Antes de mais nada, atente-se a uma boa resolução de imagem. Assim, o material fotográfico se tornará mais atrativo.
O que fotografar e onde publicar
Nas redes sociais, por exemplo, você pode alternar fotos das dependências, com fotos mais voltadas para a experiência.
No site, é fundamental apresentar um catálogo mais amplo de fotos. Assim, é recomendado usar imagens panorâmicas do seu espaço. Além disso, detalhes variados dos quartos, banheiros, áreas comuns e demais dependências.
Seu hotel ou pousada já tem um site com motor de reserva ou perfil nas redes sociais? As imagens do seu hotel estão atraindo hóspedes nas OTA’s e metabuscadores?
Se você respondeu não para uma dessas perguntas, cuidado! Então, seu negócio precisa urgentemente alavancar nesse sentido!
Quando fotografar
No dia reservado para as fotos, o hotel deve estar impecável!
Em primeiro lugar, escolha um dia calmo para fazer as fotos. Só para exemplificar, se o seu hotel não tem muito movimento nos dias de semana, separe esse momento para fotografar a fim de não atrapalhar o fluxo dos hóspedes.
Além disso, cuidado com cada detalhe. É preciso ter:
- Camas feitas;
- Lençóis bem passados;
- Banheiros limpos e organizados;
- Janelas, espelhos e vidros límpidos;
- Paisagismo, piscina e toda área externa muito bem cuidados;
- E entre outros cuidados relacionados a todo o ambiente.
Acima de tudo, transmita a realidade do seu negócio. Seja honesto com o que seu espaço é capaz de fornecer ao hóspede. A ideia é mostrar fidelidade nas dimensões dos quartos e nos outros ambientes. Dessa forma, você consegue corresponder à expectativa dos seus clientes. Afinal, se na estadia houver algo muito diferente, o hóspede ficará insatisfeito e isso prejudicará a reputação da sua empresa.
Portanto, transmita a experiência de “lifestyles” por meio das imagens. Reproduza a qualidade de vida dentro da sua hospedagem, gerando emoção positiva e a oportunidade de viver momentos memoráveis.
Onde armazenar as fotos para hotéis e pousadas
Muito importante também é a organização do seu acervo em um HD. Mas também em um serviço de nuvem para facilitar a reutilização pelo marketing hoteleiro.
Dessa maneira, o recomendado é armazená-las em pelo menos duas plataformas. Além disso, contar com todas as imagens em resolução específicas para cada canal de vendas, site e mídias sociais.
Imagens em alta resolução são mais adequadas para impressão. As fotos para sites precisam ser adaptadas para melhor velocidade das páginas. Assim, você pode organizar seu material em uma pasta com fotos com alta resolução, para impressão, e pastas para imagens para o site e redes sociais.
Dicas e ideias de fotos panorâmicas
Olha só como os exemplos de fotos abaixo nos dão a ideia do ambiente da localização e espaços externos da hospedagem:
Como é sua hospedagem por fora? Qual o primeiro contato do cliente com seu local? Quais os diferenciais do seu espaço físico? Identifique essas questões e trabalhe cada uma delas nas fotos para hotéis e pousadas.
Dicas e ideias de fotos voltadas para experiências
De forma semelhante, veja como sua empresa pode mesclar os diferenciais do seu espaço com os produtos e serviços oferecidos.
Por exemplo, ilustrar a experiência de fazer a primeira refeição do dia relaxando em frente à piscina, tomar um drink em torno da piscina, ou apreciar a linda vista noturna do seu espaço.
O que o cliente vai viver na sua hospedagem? Quais serviços e atividades sua empresa oferece? Pense nisso e registre esses momentos nas suas fotos.
Dicas e ideias de fotos para destacar as acomodações nas páginas da empresa
Neste exemplo, observe como as acomodações e comodidades são apresentadas de formas organizadas e elegantes aos usuários:
Então, seja minimalista com os detalhes das suas acomodações e ambientes. Isso demonstra cuidado e atenção ao cliente. Mostra ainda seu comprometimento com higiene e bem-estar dos seus hóspedes.
Sem dúvida, esses tipos de fotos para hotéis e pousadas atrairão a atenção de consumidores. Dessa forma, a retenção em seus canais será maior. Consequentemente, seu poder de conversão aumenta. Logo, suas vendas podem ser potencializadas.
Quer fechar mais reservas no seu hotel ou pousada? Comece por um ótimo material fotográfico! Você vai ver como seus pedidos de cotação vão subir com uma página bem estruturada e com variedades de fotos de maior qualidade. Se gostou, compartilhe este artigo com sua equipe e planeje agora mesmo seu ensaio fotográfico!
Conteúdo produzido por Monica Antunes (@monicantunesfoto), fotógrafa especializada em fotografia de hotelaria e gastronomia.
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