De acordo com o relatório da We Are Social em parceria com a Hootsuite, 71% da população brasileira tem acesso às redes sociais, sendo que 66% utilizam as plataformas diariamente. Sabendo sobre o grande potencial de alcance, não fica difícil entender a importância da divulgação de hotéis e pousadas nelas.

Porém, não basta apenas criar contas em cada mídia, publicar um conteúdo igual em todas e esperar que os resultados cheguem. É fundamental saber detalhes sobre as plataformas de comunicação e interação social que deseja investir e as suas peculiaridades. Se você também é responsável pela gestão do local, provavelmente notou uma semelhança entre as atividades.

E não é por acaso! Pense no gerenciamento de uma empresa de forno elétrico de embutir. Resumidamente, a gestão da companhia estará relacionada à análise e definição de metas, processos, estratégias e resultados. O mesmo deve ser feito com as redes sociais! Mas afinal, você sabe como fazer isso?

Pensando em ajudar donos de hotéis e pousadas, separamos um guia de como gerenciar com sucesso as plataformas. Continue acompanhando esse post e descubra mais detalhes sobre o assunto!

Quais são as melhores redes sociais para investir?

Quer uma excelente notícia? Os donos e gestores de hotéis e pousadas podem investir em quase todas as redes sociais com grandes chances de sucesso, inclusive os de compartilhamento de vídeos e conteúdos instantâneos!

Mas vamos com calma e por partes, até porque ninguém instala a sinalização de segurança antes de definir o projeto final! Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países que mais passam nas redes sociais, mais precisamente 3h31m, ficando atrás apenas da Filipinas e da Colômbia.

A plataforma preferida, que por sinal também é a mais famosa e utilizada do mundo, é o Facebook. No País, a média de usuários é de 120 milhões de pessoas, o que explica a necessidade de divulgar o seu hotel ou pousada nela. Uma outra plataforma queridinha dos usuários é o Instagram.

Considerada uma das mais importantes para o setor de turismo, ela conta com 77 milhões de brasileiros ativos e os posts, que incluem imagens e vídeos, podem – e devem! – vir acompanhados de hashtags. Com relação a elas, é válido destacar que muitas são voltadas para momentos de lazer e viagens.

Sem dúvidas, essas são as mais tradicionais redes sociais para hotéis e pousadas, mas não as únicas! Por isso, você pode investir no Twitter, especialmente para atrair um público mais descontraído, no Pinterest, para mostrar os diferenciais do seu espaço, no YouTube, para mostrar suas atividades e no LinkedIn, uma plataforma profissional.

Além dessas, tem duas outras plataformas que podem servir como um diferencial para o seu negócio: o TikTok e o Snapchat. Nelas, você pode até abrir um espaço para os seus hóspedes compartilharem suas ótimas experiências dentro de suas instalações ou até mesmo nos arredores, atraindo os turistas mais aventureiros.

Dicas para alavancar o seu hotel ou pousada

Agora que você já tem uma base sobre as redes sociais para hotéis e pousadas, que tal algumas dicas para alavancar a sua imagem no segmento e, consequentemente, atrair mais hóspedes? Preparados?

1. Faça um estudo e um planejamento

Pense em uma fábrica em que ocorre a movimentação constante de cargas pesadas. É claro que o dono irá optar por um piso industrial, como o epóxi autonivelante, a fim de evitar danos no revestimento ou que as empilhadeiras tombem. Para isso, foi realizado um estudo e um planejamento para identificar a melhor solução.

Para gerenciar as redes sociais do seu hotel ou pousada, é fundamental que você comece realizando um estudo de mercado, identificando a maneira que seus concorrentes atuam, bem como as necessidades e formas de consumo do seu público-alvo. Com essas informações, você deverá realizar um planejamento.

Durante a etapa, é preciso definir objetivos e metas, analisar os melhores horários para realizar as publicações e definir um calendário de postagens. Não só isso, é fundamental que você pense com cuidado no perfil e na identidade visual da sua empresa, que fará com que sua marca seja lembrada.

2. Produza conteúdos relevantes

Para muitas pessoas, uma viagem é um sonho a ser concretizado! Por essa razão, ela não quer apenas ler sobre o destino, mas sim visualizá-lo. Óbvio, as legendas e as hashtags ainda são muito importantes nas redes sociais, mas as fotos e os vídeos são muito mais essenciais!

Tendo isso como base, o ideal é contar com profissionais especializados para capturar imagens incríveis e publicar nas redes sociais, atraindo os sonhadores de plantão. Ah, e não esqueça que os “textões” não são nada bem-vindos nas redes sociais, visto que o consumo é muito rápido.

3. Saiba interagir com o seu público

Você acha que um hotel ou pousada que não sabe interagir com o seu público nas redes sociais, ignorando dúvidas ou respondendo com má vontade, teria um atendimento presencial excelente? Para muitas pessoas, o atendimento online serve como um medidor para entender a qualidade de um serviço ou produto.

A maioria das redes sociais não conta só com o feed, permitindo que você use e abuse de diferentes recursos para passar informações e se conectar diretamente com o seu público, como as lives, as mensagens diretas, as enquetes, etc. Quando você consegue utilizá-los da maneira correta, aumenta seu engajamento e, em muitos casos, o número de hóspedes.

4. Use ferramentas de gestão

No início do texto destacamos que o processo de gerenciamento também inclui a mensuração de resultados, o que faz da dica quatro uma chave poderosíssima para conseguir bons resultados em um período de tempo relativamente curto.

No atual mercado, é possível encontrar diversas ferramentas para realizar a atividade, que são capazes de documentar suas ações, mostrar o que mais gera engajamento, permitir o agendamento de postagens, medir o retorno sobre o investimento (ROI), exibir anúncios, dentre várias outras funções.

Com tudo isso, é possível identificar detalhes sobre a visibilidade do seu hotel ou pousada nas redes sociais e as melhores e piores estratégias que foram adotadas. Após a análise, a tomada de decisão fica mais clara, os ajustes mais assertivos e as chances de sucesso mais altas!

Gostou do nosso post sobre redes sociais para hotéis ou pousadas: guia de como gerenciar com sucesso? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

0