O Google Hotel Ads é uma ferramenta revolucionária dentro do mercado hoteleiro. O recurso permite se destacar na busca do Google, tanto entre os concorrentes quanto entre as OTAs. Então, se você está procurando uma forma de aumentar suas reservas diretas, o Google Hotel Ads precisa entrar em suas ações de Marketing Digital.

Neste conteúdo, vamos explicar tudo o que hoteleiros precisam saber sobre esta poderosa ferramenta, quais os primeiros passos e os principais benefícios de adotá-la no seu programa de Marketing Online. Acompanhe conosco e aprenda a destacar sua empresa.

Por que minha empresa deve usar o Google Hotel Ads?

Antes de tudo, vamos destacar as vantagens que o Google Hotel Ads oferece e por que sua empresa deve dar atenção à ferramenta.

Para isso, imagine, por exemplo, que um viajante pesquise no Google por “hotéis no interior de São Paulo”. O resultado seria semelhante ao da imagem abaixo:

Guia Google Hotel Ads - Exemplo Busca

Perceba que os primeiros resultados aparecem em uma “caixinha” antes mesmo do conteúdo do Booking.

Nesta parte do resultado, aparece uma opção “ver 1778 hotéis”. Quando o usuário clica nela é direcionado para uma página com uma listagem completa dos hotéis e, ao lado, sua localização no mapa.

Exemplo Map Google Hotel Ads

Esta é a página do Google Hotel Search, um tipo de buscador de hotéis do Google.

“Mas, o assunto não era o Google Hotel Ads?” — Você pode estar se perguntando.

Sim, mas para se destacar nesta “caixinha” que são os resultados do novo buscador de hotéis do Google, você precisa investir no Google Hotel Ads. A seção mostra resultados orgânicos e patrocinados, sendo que uma forma de se diferenciar sua empresa entre as primeiras colocações é pelo Google Hotel Ads.

Além disso, para liberar algumas funções do Google Meu Negócio, como por exemplo, o recurso “links de agendamento” da plataforma, é preciso também ter uma conta integrada ao Google Hotel Ads.

Dessa forma, ao investir no Google Hotel Ads sua empresa tem a possibilidade de:

Aparecer nos primeiros resultados do Google

Como exemplificado acima, integrando todas as ferramentas: Google Hotel Ads, Google Hotel Search e Google Meu Negócio, a sua empresa tem maior chance de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa relacionada à sua região.

O Google tem investido constantemente nestes recursos de hotelaria, visando oferecer a melhor experiência ao usuário. Afinal, segundo o próprio Google, o site recebe mais de 3 bilhões de pesquisas por hotéis mensalmente. Dessa forma, a empresa está crescendo no setor por meio de ferramentas inteligentes e integradas aos demais recursos de busca local que já disponibilizava, como o Google Maps, por exemplo.

Assim, a tendência é que o Google seja o maior buscador de hotéis do mundo, visto seu potencial de usuários. Portanto, tê-lo como aliado é uma decisão estratégica entre os hoteleiros.

Aparecer na busca antes das OTAs

Uma vez que o Google tem seu próprio buscador de hotéis, com todos os recursos que o usuário necessita para encontrar o estabelecimento ideal para sua demanda, é natural que o algoritmo do site priorize os resultados associados a esta ferramenta.

Dessa forma, como apontamos na imagem anterior, os resultados do Google Hotel Search atrelados ao Google Hotel Ads aparecem antes mesmo dos sites das OTAs.

Destacar sua empresa no Google Maps

Grande parte dos usuários encontram empresas locais pelo Google Maps. Ao investir no Google Hotel Ads você destaca sua empresa também nestes resultados de busca.

Assim, é mais um importante ponto de contato do seu hotel com o cliente. Dessa forma, sua empresa consegue se sobressair das demais e atrair a atenção de potenciais clientes em sua região.

Aumentar as reservas diretas

Como explicamos anteriormente, o recurso de solicitar agendamentos pela ficha do Google Meu Negócio é liberado apenas para empresas que anunciam no Google Hotel Ads.

Este tipo de reserva aponta para seu canal de vendas diretas. Uma vez que seu hotel é destacado pelo anúncio e aparece nos primeiros resultados, as chances de aumentar as reservas diretas são maiores.

Dessa forma, sua empresa consegue reduzir o custo de aquisição de clientes e atingir maior lucratividade ao longo do tempo. Assim, o retorno do investimento em anúncios feitos especificamente em plataformas hoteleiras pode ser mais interessante do que outras ofertadas no mercado.

Afinal, sua empresa aparece para usuários com intenção de compra ao invés de atrair público frio por meio de anúncios de redes sociais, por exemplo. Não que outros tipos de campanhas não sejam importantes. Pelo contrário! Mas, é preciso usar as duas estratégias a fim de alimentar o funil de vendas da sua empresa.

O que é o Google Hotel Ads?

O Google Hotel Ads é uma das várias formas que o usuário vê anúncios de hotéis relacionados à sua pesquisa. Funciona como uma vitrine para suas acomodações, comodidades e link de reservas.

Quando o usuário acessa a página do hotel cadastrado no Google Hotel Ads encontra as informações gerais, como comodidades e avaliações, e ainda informações de preços e opções de reservas. Assim, a empresa pode inserir o link para seu canal direto de vendas.

Exemplo Google Hotel Ads
Funcionalidade reservar um quarto Google Hotel Ads

Onde os anúncios aparecem?

Os anúncios são exibidos aos usuários que pesquisam no Google por hotéis e informações relacionadas na busca do Google e no Google Maps. Mais recentemente, os anúncios também aparecem no Google Hotel Search.

Onde os anúncios aparecem - Google Hotel Ads

De acordo com os dados do Google, 60% dos turistas a lazer usam o sistema de busca quando planejam uma viagem. Isso representa 12% a mais do que qualquer outra forma de pesquisar por hotéis, incluindo OTAs.

Assim, os anúncios do Google Hotel Ads aparecem em várias formas em diferentes dispositivos, de acordo com as preferências do usuário. Ou seja, os anúncios se adaptam com a forma com que as pessoas pesquisam, seja pelo celular, computador ou tablet.

Além disso, o Google também personaliza a forma de exibição dos anúncios de acordo com os termos pesquisados. No exemplo anterior de busca por “hotéis no interior de São Paulo”, como a pesquisa foi genérica, o Google exibe diversos hotéis. Dessa forma, resultados orgânicos também aparecem de forma resumida, incluindo nome do hotel e suas descrições gerais.

Quando o viajante clica em “mais hotéis”, consegue ver os detalhes de cada empresa listada. Nesta parte, os anúncios do Google Hotel Ads se destacam e quando um usuário clica em uma das opções encontra, além das informações gerais, os preços e as opções de reservas.

Como começar a usar o Google Hotel Ads?

O primeiro passo é cadastrar seu hotel no Google Meu Negócio. Para isso, os passos são:

  • Acessar o site <www.google.com/business>
  • Clicar em “Gerenciar agora”, no canto superior direito;
  • Fazer login com uma conta do Google (dá para acessar com a mesma conta do Gmail, por exemplo). Caso ainda não tenha uma, basta criar nesse momento;
  • Inserir o nome do seu hotel. Depois, clicar em “Próxima”;
  • Inserir o endereço do estabelecimento. Depois, clicar em “Próxima”. Se a localização geográfica do endereço não for encontrada, também será necessário posicionar um marcador no local do seu hotel em um mapa;
  • Selecionar uma opção em “Categoria de negócios”. Em seguida, clicar em “Próxima”.
  • Indicar o número de telefone ou o URL do site do hotel. Depois, clicar em “Próxima”.
  • Clicar em “Continuar” para confirmar seu vínculo com o hotel;
  • Selecionar uma opção de verificação disponibilizada pela ferramenta.

O segundo passo é fornecer as informações de feed, como o Google denomina:

  • Feed de Acomodações: descrições dos quartos do hotel.
  • Feed de Preço e Disponibilidade: tarifário e calendário de disponibilidade.
  • Feed do Motor de Reservas: canal de vendas das acomodações.

Importância de contar com um PMS

Esses feeds são códigos técnicos. Desse modo, é necessário um profissional de TI para enviar estas informações manualmente para o Google Hotel Ads.

Porém este processo pode ser feito por um PMS parceiro do Google. O PMS faz o acesso ao Hotel Ads e envia as informações automaticamente para ele. Os anúncios do Google Hotel Ads são abastecidos com estes feeds por meio do PMS.

Lembrando, PMS é um sistema de gestão de reservas que funciona idealmente integrado a um Channel Manager (motor de busca). O motor de busca é responsável por centralizar e distribuir as disponibilidades e tarifas do seu hotel, bem como enviar automaticamente as reservas para seu sistema de gestão (PMS). Assim, é no PMS que as informações são armazenadas e conectadas.

Dessa maneira, quando o PMS está integrado ao Google Hotel Ads, além de facilitar o envio das informações dos feeds, ainda otimiza a velocidade das informações. Assim, as disponibilidades das reservas são atualizadas em tempo real, tornando a venda direta mais ágil e precisa.

Sendo assim, com informações completas, atualizadas e relevantes sobre preços, disponibilidade e categorias de acomodações, o mecanismo do Google Hotel Ads mostra anúncios mais adequados às necessidades dos viajantes que buscam por hotéis na pesquisa do Google ou no Google Maps. Logo, seu posicionamento online se torna diferenciado.

Parceiros do Google Hotel Ads

Os que mais se destacam são:

  • Oracle Hospitality
  • Omnibees
  • HotelNetSolutions
  • HotelRunner
  • Simplotel
  • Octorate
  • Siteminder
  • TravelClick
  • Hotelnet
  • Mirai
  • Hoteliers.com
  • Hotéis Wix

Portanto, o potencial do Google Hotel Ads é alcançado ao máximo quando se tem um desses PMS integrado à ferramenta. Assim, o gerenciamento de todos os canais e reservas é feito no mesmo lugar e de forma automática.

Como os lances funcionam no Google Hotel Ads?

O sistema é similar ao Google Adwords, com base nos lances. No Google Hotel Ads, é possível configurar as campanhas com lances para conclusões de reserva ou cliques no anúncio. O primeiro, quando o cliente faz a reserva pelos recursos do Google Hotel Ads e, o segundo, quando o usuário clica no link.

As comissões funcionam assim:

  • Pagamento por conversão: pago apenas quando um viajante faz a reserva no seu hotel, dependendo do modelo de pagamento escolhido.
  • Pagamento por estadia: paga quando um viajante completa uma estadia reservada por meio dos anúncios de hotel. Mas, esse recurso está disponível apenas para parceiros selecionados.
  • Lance de CPC máx. (fixo ou percentual): pago quando um viajante clica no anúncio. É possível ajustar o lance de acordo com o tipo de dispositivo, localização do usuário, duração da estadia e entre outros fatores.
  • CPC otimizado: este recurso automatiza os ajustes de lance para uma estratégia de lance de CPC máx. Você paga quando o usuário clica no anúncio.

Classificação do anúncio

A classificação do anúncio é determinada por um leilão. O Google considera tanto os lances do parceiro quanto a qualidade do anúncio.

Isso inclui a precisão de todas as informações: preços, disponibilidade e etc. Portanto, uma forma de se destacar entre outros lances é manter as informações atualizadas. Para isso, um sistema PMS é essencial.

Casos de sucesso do Google Hotel Ads

O Google Hotel Ads disponibiliza diversos casos de sucesso. Veja abaixo alguns deles:

Case AccorHotels

Case de Sucesso Google Hotel Ads - AccorHotels

Com mais de 4.300 hotéis em 100 países diferentes, a AccorHotels tinha o objetivo de aprimorar sua estratégia de comunicação e alcançar novos clientes nos principais mercados ao redor o mundo.

A empresa também tinha o objetivo de investir no crescimento internacional em empresas estabelecidas e emergentes enquanto adaptava sua estratégia para cada hotel específico em todo mundo.

O intuito era ampliar o tráfego e gerar conversão com base na localização, enviando mensagens para esses usuários em sua língua nativa. Isso permitiu que eles alcançassem um segmento de clientes com alta intenção de compra.

A empresa conseguiu potencializar o alcance de clientes com base na localização. A AccorHotels pôde aumentar o tráfego e direcionar as reservas para seus principais mercados emergentes.

Depois desse sucesso, a AccorHotels usará essa abordagem em mercados maduros e emergentes para alcançar com mais precisão viajantes internacionais.

Case IHG

Case IHG - Google Hotel Ads

Outro caso de sucesso do Google Hotel Ads é o grupo IHG, com quase 5.200 hotéis em quase 100 países.

O IHG buscava uma maneira de mensurar seu alcance e organizar seu investimento em mídia. A empresa também desejava criar ações de Marketing de forma coesa e estratégia, evitando desperdícios e duplicidade de informações.

Sendo assim, o grupo investiu em anúncios de hotéis, inserindo 690 de suas propriedades nas estratégias de anúncios do Google Ads.

Esta abordagem removeu a duplicidade das ações, mostrando à empresa como seu orçamento de Marketing estava contribuindo diretamente para cada campanha. Assim, passaram a mensurar cada dólar investido e entender como o investimento produzia tráfego e reservas.

Depois de testar esta estratégia com aproximadamente 10% de suas propriedades, o IHG planeja expandir o programa em todo o toda a empresa.

Case Choice Hotels

Case Choice Hotels - Google Hotel Ads

Com mais de 6.800 hotéis franqueados em mais de 40 países e territórios, o Choice Hotels representa diversas marcas hoteleiras.

O grupo precisava concentrar seus esforços de Marketing e impulsionar reservas para hotéis de baixa ocupação. Para isso, contou com a ajuda do Google Hotel Ads.

Ao impulsionar suas propriedades por meio dos anúncios do Google Hotel Ads, o grupo conseguiu aumentar a visibilidade de hotéis com baixa ocupação. Assim, alcançou viajantes propensos a reservar, otimizando os resultados das campanhas.

Assim, os hotéis com baixa taxa de ocupação receberam lances mais agressivos. Isso permitiu um tráfego maior. Consequentemente, as reservas subiram, atingindo a taxa de ocupação desejada para o período. Isso melhorou consideravelmente o retorno da empresa.

Invista no Google Hotel Ads com um planejamento estratégico

Como você viu até aqui, o Google Hotel Ads é uma poderosa ferramenta para o mercado hoteleiro. O sistema de anúncios é focado no segmento e permite alavancar as vendas hoteleiras.

Afinal, por meio dele, o hotel otimiza sua classificação nos resultados de busca, sendo exibido antes mesmos dos resultados das OTAs. Assim, consegue mais visualizações para seu negócio, incluindo fotos, tour virtual, contatos, links para reservas e etc.

Investindo nos anúncios com o suporte dos PMS você ainda consegue manter todas as informações de disponibilidade e tarifas atualizadas nas listagens do Google. Tudo isso operando bem independentemente do dispositivo do usuário: celulares, computadores, tablets e etc.

Porém, investir sem um planejamento estratégico pensado no seu negócio como um todo pode não ser tão vantajoso. As campanhas precisam estar associadas a todo o posicionamento online da empresa, que inclui site próprio, redes sociais, ficha no Google Meu Negócio e etc.

Portanto, se você quiser alcançar o potencial máximo do Google Hotel Ads, adote às ferramentas adequadas dentro de um programa de Marketing Digital completo. A WebSocorro é uma Agência de Marketing especializada na hotelaria e turismo. Oferecemos planos de acordo com sua necessidade. Fale com um dos nossos consultores e veja como podemos ajudar seu hotel a alavancar suas vendas.

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