A realização de eventos em hotéis vem se expandido no Brasil. Segundo a pesquisa realizada pelo ICCA — International Congress and Convention Association—, o país é o 16º no ranking mundial dos países que mais realizam eventos e congressos internacionais.

Os eventos corporativos realizados em hotéis e resorts têm surgido como uma alternativa para superar a sazonalidade, manter o equilíbrio de receitas e atrair um novo público. Essa nova oportunidade é vantajosa para os dois lados, uma vez que diminui os custos para os promotores de eventos e garante ao hotel ocupações o ano inteiro.

Veja, neste post, 5 benefícios de realizar eventos no seu hotel!

Porque hotéis devem investir no mercado de eventos?

Boa estrutura, localização e equipe qualificada são grandes motivos para que os hotéis invistam no mercado de eventos. Os organizadores de eventos têm procurado alternativas viáveis para continuar organizando congressos e conferências, mas a crise e a recessão econômica inviabilizaram grandes gastos para essa finalidade.

Assim, um hotel se torna uma alternativa interessante por agregar, no mesmo lugar, profissionais capacitados para atender as diversas demandas, salas de reuniões, local para os participantes se hospedarem, coffee break, entre outros.

Quais os benefícios de investir em eventos?

São diversos os benefícios que os hotéis podem obter ao investir em eventos. Selecionamos 5 deles, veja:

1. Combate a sazonalidade

Um fator preocupante para todos os gestores de hotéis é a sazonalidade. Além das datas fixas de alta temporada, como períodos de férias, verão e feriados, o gestor precisa se preocupar em como manter toda a equipe e a qualidade dos serviços em períodos de baixa procura, como de maio até setembro. Realizar parcerias com congressos e eventos anuais pode ser uma solução para garantir 100% das taxas de ocupação e abrir novas oportunidades.

2. Equilíbrio de despesas

A realização de eventos ao longo do ano auxilia um hotel no equilíbrio de suas despesas. Com as novas arrecadações e o crescimento desse nicho, o gestor consegue organizar despesas com o pessoal, custos de manutenção e realizar novos investimentos para atrair cada vez mais público.

3. Nova fonte de receita

Gerar novas fontes de receita é um desafio diário para hotéis e resorts. Mas, a geração de renda vinda das hospedagens corporativas é mais sólida que as demais. Por exemplo, quando falamos de hóspedes comuns, fatores como a economia e a previsão do tempo são relevantes para a ocupação máxima ou não.

Já no caso dos eventos, o público participará independentemente desses fatores, pois os congressos e as conferências fazem parte do trabalho dos participantes. Além disso, pelo número de pessoas envolvidas no evento, o hotel consegue conceder um desconto maior para grupos e os organizadores conseguem captar mais participantes para o evento.

4. Atração de novos públicos

O participante de eventos deve ser encarado como parte de um novo público para o hotel, já que ele tem a estadia como parte do seu trabalho. Por isso, o gasto médio desse hóspede chega a ser 50% maior que o dos demais. Os motivos para isso são: a utilização de serviços do hotel como alimentação, spa, passeios e, em alguns casos, esse hóspede viaja acompanhado e permanece mais tempo no hotel, após o evento, para aproveitar as férias.

5. Ganho com serviços agregados

Os promotores de evento buscam hotéis completos para organizarem seus eventos. Por isso, é preciso agregar valor ao serviço ofertado e se destacar da concorrência. Investir em parcerias com empresas de aluguel de carros, locação de equipamentos e criar um departamento de eventos pode ser o diferencial na hora de fechar um contrato.

Para beneficiar-se ao máximo das realizações de eventos é importante que o hotel tenha uma localização estratégica. Por exemplo, se o hotel for localizado perto do aeroporto ele terá vantagens nesse nicho. Outro fator importante é possuir uma estrutura adequada e compatível com as necessidades dos eventos.

Investir na realização de eventos em hotéis é uma alternativa para manter o equilíbrio de despesas ao longo do ano e captar um novo público, que pode se tornar hóspede de turismo em outra ocasião. Quer aprender mais sobre como engajar a sua equipe?Leia o nosso post no blog!

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