Uma das maiores preocupações dos hoteleiros quando trabalham com uma agência de marketing digital é saber qual será o retorno sobre o investimento e em quanto tempo o faturamento começará a ser impactado pelos trabalhos. Nesse sentido, em setembro deste ano, tivemos o desafio de provar ao Hotel Fazenda 7 Belo que os resultados em marketing digital são reais quando as estratégias são executadas corretamente por um time especialista no ramo da hotelaria.

Então, se você atua no mercado hoteleiro e ainda tem dúvidas se o investimento pode começar a dar frutos já nos primeiros meses, continue lendo e veja neste case de sucesso como o Hotel Fazenda 7 Belo saiu de uma situação de oscilação e baixas procuras para um crescimento médio em vendas de 62% e um retorno 17,83X maior que o investimento.

Sobre o Hotel Fazenda 7 Belo

O 7 Belo é um Hotel Fazenda localizado em Socorro SP, cidade a 130 km de São Paulo Capital, pertencente ao Circuito das Águas Paulista, no interior do estado. A região é popular pelo ecoturismo, ou seja, atividades turísticas que valorizam o conceito de sustentabilidade, bem como o contato com a natureza.

A hospedagem 7 Belo oferece acomodações no estilo da fazenda e o seu maior diferencial são as dezenas de atividades disponíveis no espaço, tais como tirolesa, cavalgada, pesca esportiva, piscinas, monitoria, fazendinha e muito mais.

Outro fator que destaca o estabelecimento é sua estrutura completamente plana, o que facilita a mobilidade por todo local. Assim, as atividades são acessíveis para todos. O Hotel Fazenda 7 Belo também oferece culinária caseira, típica da fazenda. E ainda é uma hospedagem pet friendly, ou seja, que aceita animais de pequeno, médio e grande porte.

O Desafio

Com a crise financeira no país, o Hotel Fazenda 7 Belo enfrentava dificuldades em fechar vendas frequentes, sobretudo em 2018, quando o fluxo de reservas começou a cair, bem como a previsibilidade de novos negócios para os meses subsequentes. Nesse cenário, as cotações eram solicitadas em momentos próximos a data de check-in, apenas quando os concorrentes já estavam lotados.

Além disso, o hotel já tinha trabalhado com outras agências e profissionais de marketing digital, que falharam em entregar resultados de fato interessantes para o bolso do cliente.

Assim, ao invés de fechar um contrato de 12 meses, que é o padrão da WebSocorro, pois identificamos que este é o prazo para alcançarmos resultados mais expressivos, o cliente nos desafiou a provar o valor de nossa expertise em 3 meses.

Desse modo, agarramos a oportunidade e nos empenhamos a mostrar que uma agência de marketing para hotéis faz toda a diferença quando o assunto é resultados efetivos. A saber, além de mais vendas, maior previsão de novas reservas.

A Solução

Se por um lado, o hotel estava passando por dificuldades para fechar reservas de maneira contínua e previsível, por outro lado, a empresa possuía um grande potencial, pois detém espaço e atrações diferenciadas, uma equipe de recepção muito proativa e competente, bem como um ótimo material de fotos do local, o qual ajuda a divulgar os atributos do hotel.

Sendo assim, nossos consultores entraram com algumas dicas para potencializar o trabalho interno da recepção. A equipe foi muito aberta e disposta a acatar as mudanças a fim de reverter a situação de queda no faturamento.

Dessa maneira, assumimos as campanhas de mídia paga que já estavam rodando no Google Ads e começamos uma estratégia no Facebook Ads.

Além, disso, iniciamos a produção de conteúdo orgânico no Facebook e no Instagram do cliente, mantendo uma comunicação atualizada nas suas redes.

Para melhores resultados, criamos uma landing page, visando uma maior taxa de conversão e solicitações de cotação e passamos a trabalhar de forma estratégica o mailing da empresa, enviando e-mails quinzenais para a lista do hotel.

Logo, em apenas 2 meses, já conseguimos apresentar resultados positivos.

Em setembro, que foi o primeiro mês de trabalho, somando o faturamento total atingido após nossas ações, o retorno financeiro foi 17,32 vezes maior do que o valor investido. Só para ilustrar, para um valor de R$ 100 de investimento, o rendimento seria de R$ 1732, apenas no primeiro mês de trabalho.

Em outubro, obtivemos um retorno 17,83X maior do que os investimentos do respectivo mês. Isso resultaria, em R$ 1783 de rendimento para cada R$ 100 investidos.

Esse foi apenas um dos pontos positivos nesses dois primeiros meses de ações. Confira em detalhes o que mais entregamos neste período:

Mais Resultados

Comparando ao ano anterior, que vinha em queda, obtivemos um crescimento em vendas de +58% no mês de setembro e +48% em outubro. Vale ressaltar que em setembro tivemos um feriado e também dispomos de investimento extra em Google Ads, que em outubro não foi continuado. Daí a pequena diferença entre os dois meses.

Crescimento em vendas - Hotel Fazenda 7 Belo - Case WebSocorro

Já comparando o crescimento em vendas mês a mês em 2019, setembro e outubro renderam +62% tendo em vista a média dos meses anteriores ao início de nossos trabalhos.

Em relação ao mesmo período no ano anterior, o hotel alcançou um crescimento de vendas de +37% no mês de setembro e +30% em outubro.

Custo de aquisição abaixo da média do mercado

Além dos resultados positivos em relação ao faturamento da empresa, também tivemos uma ótima taxa de Custo de Aquisição Lead (CPL) e Custo de Aquisição Cliente (CAC).

CAC e CPL - Hotel Fazenda 7 Belo - Case WebSocorro

Quanto ao CAC, conseguimos um dos melhores resultados em nossa experiência de mais de 16 anos no mercado hoteleiro, batendo uma média de R$ 19,15. Só para ter uma ideia, a média do mercado é de R$ 22 a R$ 35, considerando os períodos de baixa e alta temporada. Assim, para o mês de setembro, que se enquadra na baixa temporada, conseguimos um CAC muito bom. O CPL também totalizou um valor interessante, R$ 2,50.

Esses valores são mais expressivos quando comparamos com OTAs. Só para ilustrar, em relação ao Booking, cuja taxa de comissão é de 13% por venda, o custo de aquisição ficou em média 87% menor.

Portanto, conseguimos criar e otimizar a base própria do cliente, segmentando-a a fim de gerar leads mais qualificados e, assim, proporcionamos uma independências das OTAs, o que garante um custo-benefício mais atraente.

Maior taxa de conversão acima da base da região

Este é um resultado que expressa a importância de trabalharmos com um time interno comprometido, aberto a mudanças e disposto a colaborar com nossos esforços. Desse modo, parabenizamos a recepção do Hotel Fazenda 7 Belo pelo empenho e ótimo aproveitamento dos leads gerados!

Assim, os resultados não poderiam ser diferentes. Em setembro, alcançamos +12,2% de conversão em vendas. Em outubro, a taxa subiu para +21,5%.

Unindo os dois meses de trabalho, o time de vendas apresentou conversão média 112% acima da taxa base da região.

Nesse sentido, só para ter uma ideia, em apenas dois meses, o time conquistou uma taxa de conversão média de 17%, sendo que clientes WebSocorro de consultoria de vendas hoteleiras atingem, em média, 20% durante o período de 12 meses. Logo, o hotel está realmente de parabéns pelo excelente trabalho em tão pouco tempo de execução.

Previsibilidade de vendas futuras

Muito além das vendas para o mês corrente (37,13%), também conseguimos fechar vendas para meses futuros (62,87%) no mês de setembro, o que nos garantiu uma boa margem para preenchermos a ocupação nos meses seguintes.

Em outubro, essa distribuição entre vendas correntes e vendas futuras se repetiu, sendo que das vendas fechadas 47,23% foram correntes e 52,77% foram futuras.

Agora, imagine um hotel que, em 2018, apresentava poucas expectativas de vendas, com baixa previsão de reservas, as quais eram realizadas em cima da data, geralmente apenas no final de semana, então, começar a fechar vendas para o mês atual e ainda para os seguintes. Sem dúvida, este resultado foi motivo de comemoração, não apenas da WebSocorro, mas também de toda a equipe interna do 7 Belo, que fez isso acontecer junto conosco.

Assim, geramos uma previsibilidade futura em relação aos primeiros meses do ano, sendo que, anteriormente, o hotel vendia apenas para o mês corrente. Nesse meio tempo, vendemos com uma janela de até 90 dias à frente.

Preparo e aproveitamento em períodos de baixa procura

É neste ponto que destacamos a importância de investir em uma agência especializada em marketing hoteleiro. Pois, além de expertise voltada para as particularidades do setor, contamos com ferramentas tecnológicas focadas para a hotelaria. Ou, até mesmo desenvolvemos ferramentas sob medida para o cliente.

Desse modo, um dos resultados que apresentamos foi mediante a identificação de períodos de baixa procura de forma antecipada, permitindo a criação de promoções e ofertas para compensar a baixa procura para um período específico. Por exemplo, criamos uma campanha para a inauguração do Play Dog do hotel para um período onde o volume de cotações estava bem abaixo dos demais períodos.

Identificamos este período de baixa procura com duas semanas de antecedência, permitindo a elaboração de uma promoção onde neste período, os hóspedes poderiam levar seu cão sem pagar a taxa pelo animal. Assim, conseguimos reverter a situação onde o período de baixa procura acabou fechando com uma ocupação de 82%.

Isso foi possível pelo sistema que usamos para observar as tendências no mercado e a real intenção de compra dos usuários. Assim, com a antecedência certa, podemos criar alternativas visando compensar os momentos de baixa procura. Dessa maneira, conseguimos vender acima do esperado mesmo em um período de menor pesquisa na região.

Finalmente…

Este case de sucesso mostra que, com o comprometimento certo da parte do hotel e a precisão especializada por parte da agência, é possível gerar ótimos resultados nos primeiros meses de trabalho.

Não apenas de reconhecimento de marca, geração de leads qualificados e engajamento com a audiência — que já são excelentes metas. Mas também resultados que de fato alegram e incentivam o cliente a continuar operando conosco — maior faturamento e retorno sobre o investimento.

Não por coincidência, renovamos o contrato com o Hotel Fazenda 7 Belo, agora para mais 12 meses. Assim, temos a convicção de que, dentro desse novo ciclo, entregaremos resultados ainda mais impactantes. Por exemplo, já indicamos:

  • Criação do novo site, visando maior conversão de visitantes em leads e
    solicitações de cotação;
  • Adoção do inbound marketing, que, segundo outros casos de sucesso de
    clientes WebSocorro, aumenta em mais de 500% o volume de acessos orgânicos ao
    site;
  • Contratação de consultoria especializada em vendas, a fim de potencializar o
    excelente trabalho executado pela equipe, mas que com time específico, separado
    da recepção, pode gerar conversões muito maiores;
  • Configuração do Revenue Manager Strategy (RMS), ou Gerenciamento Estratégico de Receita, que visa prover os dados
    necessários para uma melhor rentabilidade do seu negócio, na baixa e alta
    temporada.
  • Entre outras ações.

Conclusão

Estamos muito felizes em ter proporcionado um crescimento significativo em tão pouco tempo ao Hotel Fazenda 7 Belo. Também reforçamos o mérito da equipe interna do hotel, que acatou nossas dicas e aproveitou ao máximo a execução do nosso trabalho, convertendo os contatos captados em vendas efetivas para a empresa.

Assim, será um prazer continuar operando com esse pessoal. Sabemos que os desafios continuam, mas que, juntos, podemos atingir resultados ainda melhores. E se você atua de alguma forma no mercado hoteleiro e precisa de uma empresa especializada como a WebSocorro para vencer desafios semelhantes, fale com um consultor e vamos analisar como podemos contribuir para o crescimento do seu negócio!

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