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Você já parou para observar as oportunidades do setor hoteleiro em São Paulo? De fato, essa é a região que mais tem se destacado no segmento. Por outro lado, a concorrência também é grande e é necessário contar com suporte especialista a fim de se destacar. Assim, uma agência de marketing para hotéis em SP é a solução para aproveitar ao máximo o mercado hoteleiro no estado!
Todo hoteleiro deseja obter altas taxas de ocupação e lucratividade. Mas, você sabe como atingir esse objetivo?
Em primeiro lugar, esse caminho bem sucedido só é trilhado com planejamento estratégico. Em seguida, adquirindo uma execução profissional e depois uma analise criteriosa a fim de ajustar as estratégias.
Contudo, o responsável por um hotel lida com várias tarefas diárias. Dessa forma, não tem tempo nem conhecimento técnico para realizar esse processo sozinho. É nesse sentido que uma agência de marketing para hotéis em SP entra em cena.
Mais que divulgação, uma agência como a WebSocorro vai ajudar você a conquistar o faturamento desejado e ir além. Nosso foco está nas vendas na hotelaria. Por isso, atuamos nas duas pontas: marketing hoteleiro e consultoria em vendas.
Quer entender melhor como uma agência de marketing para hotéis em SP é essencial para transformar sua empresa numa poderosa máquina de vendas? Acompanhe este post e descubra!
Por que você precisa de uma Agência de Marketing para Hotéis em SP
Conforme introduzimos, o mercado hoteleiro em São Paulo esteve acima das expectativas durante a crise no País e obteve rendimentos bilionários nos últimos meses. Só para ilustrar, entre 2018 e 2019, o segmento de hotéis em São Paulo alcançou um faturamento de quase 8bi e índice de ocupação de 54,08%.
Além disso, a expectativa é de crescimento até o final de 2019 e futuramente. Por outro lado, se o turismo em São Paulo está aquecido, o volume de concorrentes também. Então, como se diferenciar e desfrutar desses bons resultados do segmento de viagens no estado?
A única saída para aproveitar a demanda de viajantes — veja bem, não apenas a melhor, mas a única — é por meio de um bom plano de comunicação e marketing, uma estruturação de time de vendas, bem como o desenvolvimento de boas condições de infraestrutura e conforto para os hóspedes.
Dessa forma, a direção do hotel consegue estar à frente de uma parcela desse conjunto de ações. Ou seja, deve focar nos assuntos da hotelaria, cuidar da infraestrutura de produtos e serviços a fim de proporcionar o conforto de seus clientes. Mas, precisa contar com especialistas nas outras frentes: planejamento estratégico, marketing hoteleiro e processos de vendas.
Planejamento estratégico para marketing hoteleiro
Assim, tudo começa com o planejamento das ações de marketing a fim de atingir objetivos de curto, médio e longo prazo.
Desse modo, uma agência de marketing para hotéis em SP faz uma análise da sua situação atual, cria um escopo de ações mediante o seu principal objetivo de negócio e traça metas para cada uma das etapas até esse objetivo final.
Perceba, então, que a agência vai muito além de pegar seu projeto, colocar a mão na massa e divulgar seu negócio sem ter um norte palpável a seguir. O planejamento visa elaborar campanhas e estratégias sabendo o que esperar delas e como mensurá-las.
Por exemplo, imagine que nosso objetivo seja gerar um faturamento X para o seu hotel ao longo do período de 12 meses.
Nesse meio tempo, podemos criar campanhas com foco em captar mais visitantes para o seu site, a fim de colocar seu funil de vendas para rodar.
Em seguida, criaremos mecanismos para transformar uma parcela desses visitantes em leads (contatos a serem abordados futuramente pelo time de vendas).
Por fim, com nossa consultoria e treinamento em vendas, seremos um aliado para identificar oportunidades e aproveitá-las visando fechar mais clientes para o seu hotel. Assim, é no planejamento que uma agência de marketing para hotéis em SP define:
- Estratégias;
- Ferramentas;
- Objetivos e metas a curto, médio e longo prazo;
- Prazos;
- Indicadores de performance;
- Ações;
- Orçamentos;
- Etc.
Execução profissional
Após definir um plano para alavancar as vendas do seu hotel por meio do marketing hoteleiro, é fundamental tomar uma postura profissional na hora de executar essas campanhas.
Isso significa agir de forma coerente, consistente e contínua. Quanto à coerência, cada canal deve estar interlidado de forma lógica, integrando o mesmo tom de voz da marca, transmitindo os mesmos valores e informando o mix de produto do hotel.
Enquanto a consistência se refere a manter campanhas de qualidade com o mesmo foco e intensidade. Finalmente, a continuidade diz respeito à comunicação frequentemente integrada e consistente ao longo do tempo.
Ou seja, não adianta criar um post ora no Facebook, ora no Instagram ou ora no blog e depois esquecer de alimentar um ou outro canal. Não adianta ter um site com informações desatualizadas, com serviços e comodidades que o seu hotel já deixou de oferecer, por exemplo.
Logo, é preciso que todos os canais transmitam a realidade da sua marca, sendo coerente, consistente e contínuo. Nossa agência de marketing para hotéis em SP tem todo conhecimento técnico para ajudar seu hotel a fazer isso!
Análise e diagnósticos minuciosos
O próximo passo é analisar cada um dos ciclos de ações a fim de averiguar se as campanhas estão gerando os resultados esperados dentro dos prazos traçados no planejamento estratégico.
Mesmo que não comecemos a gerar reservas diretas no primeiro mês, precisamos saber se estamos caminhando para isso.
Só para exemplificar, podemos observar se conseguimos aprimorar o tráfego do blog e o engajamento com a marca nas redes sociais. Ainda que seja um pequeno resultado, essas metas já nos mostram o que está dando certo e quais são as possibilidades de melhoria para o próximo ciclo.
Assim, os relatórios analíticos dos trabalhos realizados em determinado período fazem parte da metodologia da WebSocorro. Somente desse modo estaremos aptos a caminhar de maneira lógica e precisa rumo ao alcance do objetivo final. A saber, aumentar o faturamento do seu hotel.
Tendo isso em vista, montamos e apresentamos aos nossos clientes relatórios periódicos visando demonstrar os resultados das nossas ações. Assim, você fica por dentro do que realizamos e qual impacto disso no que realmente importa: na geração de mais negócios para sua empresa.
Ajustes precisos
Esses ciclos de análises e feedbacks são essenciais para manter as estratégias de marketing nos trilhos.
Por meio disso, identificamos melhorias, tanto na operação em si quanto na forma de executá-la, e estruturamos a implementação desses ajustes.
Feito isso, voltamos à execução e o ciclo de análise-feedback-ajuste se repete ao longo dos prazos previamente definidos.
Consequentemente, aprimoramos continuamente. Assim, oferecemos soluções cada vez melhores e personalizadas aos nossos clientes.
Como aumentar o faturamento com o Marketing para Hotéis
Até aqui, simplificamos bastante o trabalho de uma agência de marketing para hotéis em SP a fim de mostrar a você os benefícios dessa parceria. Porém, se colocarmos um zoom in em nossas ações, sem dúvida, a descrição de nossos serviços seria bem maior.
Então, agora que já explicamos por que um hoteleiro precisa do apoio de uma agência especialista em hotéis, vamos mostrar em mais detalhes como isso funciona na prática. Acompanhe:
A viagem começa pela internet
Já parou para pensar em como seu hóspede chega até seu estabelecimento? Qual caminho percorre até solicitar uma reserva?
Diversos levantamentos sobre o comportamento dos hóspedes no mercado hoteleiro comprovam que os usuários pesquisam na internet antes de planejar sua viagem. Sobretudo no Google e agora também no mais recente Google Hotel Search.
Só para ter uma ideia, segundo dados do próprio Google, 60% dos turistas a lazer usam um mecanismo de busca quando planejam uma viagem. Logo, isso representa muitos usuários, os quais não devem ser negligenciados pelas suas ações de marketing e vendas.
Mas o processo de descoberta do hotel por parte do potencial cliente também pode começar pelas redes sociais. Desde que sua marca crie campanhas estratégias de mídia paga nesse tipo de canal.
Além disso, uma parcela significativa dos hóspedes prefere comprar diretamente com o hotel, mesmo que já tenham pesquisado sobre ele em OTAs e outros sites como Booking e Tripadvisor.
Viu como a viagem dos seus hóspedes começa pela internet? Por isso, indicamos acima de tudo o marketing digital para nossos clientes. Pois, os hábitos de compra estão cada vez mais digitais.
Portanto, o seu hotel precisa estar devidamente posicionado na internet! Por isso, uma das primeiras ações que uma agência de marketing para hotéis em SP fará é um diagnóstico digital da sua marca.
Diagnóstico digital
Se seus clientes pesquisarem sobre o seu hotel ou hospedagens em sua região de atuação, o que vão encontrar? É exatamente isso que verificaremos em nosso diagnóstico digital.
Por exemplo, seu hotel está cadastrado no Booking, Tripadvisor? Se sim, as fotos, descrições de serviços e acomodações estão atualizadas? Os clientes encontram facilmente esses dados nesses canais?
Essas são algumas questões que analisaremos. Além disso, faremos uma varredura pelos canais próprios do seu hotel.
Seu site foi devidamente desenvolvido? Funciona bem em dispositivos móveis? Está indexado no Google? Quais posições as páginas alcançam nas buscas orgânicas e para quais termos de pesquisa? E quanto aos anúncios patrocinados? Há um histórico de investimento em mídia paga? Qual o resultado?
Enfim, esses são alguns exemplos que podemos observar em nossa análise da presença digital do seu hotel. O aprimoramento de cada uma dessas frentes, bem como outras, potencializará o retorno do seu investimento em marketing digital.
Alavancando o posicionamento digital da sua marca
Não existe fórmula mágica. Cada cliente tem suas especificidades e trabalhamos com projetos personalizados de acordo com o perfil da empresa.
Mesmo assim, com nossa experiência de mais de 16 anos em marketing para hotéis, podemos destacar as principais frentes capazes de alavancar o posicionamento digital de sua marca:
Site do hotel
O site é o cartão de visita da sua empresa dentro do ambiente online. É pelo site que os potenciais clientes têm acesso às informações básicas do seu hotel até optar por entrar em contato com a recepção e tomar a decisão de compra.
De acordo com relatórios do setor, os usuários passam mais tempo no site do hotel do que em motores de reserva. Ainda, 20.2% dos viajantes descobrem o hotel em OTAs, mas preferem realizar a reserva no site do hotel.
Ou seja, além de ser o “rosto” do seu hotel nos meios digitais, o site também é um dos principais canais de aquisição de clientes, desde que desenvolvido de maneira correta. Nesse sentido, o site do hotel deve:
- Ser mobile first (pensado primeiramente para dispositivos móveis);
- Ter navegação simples;
- Apresentar conteúdo relevante e à disposição do usuário;
- Proporcionar acesso facilitado ao conteúdo do site;
- Conter páginas que cumpram o objetivo para o qual foram desenvolvidas.
Tendo em vista a importância do site no arsenal digital da sua marca, a WebSocorro oferece o serviço de criação de sites para hotéis. Porquanto, estamos à disposição para criar ou remodelar seu principal endereço online, não se preocupe!
Sites terceiros
Sem dúvida, as OTAs e demais sites de reserva online também têm a sua importância no posicionamento digital do seu hotel. Sobretudo no mercado nacional, onde 18% das diárias foram vendidas via alguma OTA em 2017.
Desse modo, essa ainda é uma fatia relevante no segmento hoteleiro e não pode ser subestimada. Sim, você pode (e deve!) desenvolver uma estratégia de vendas diretas por meio de canais próprios, como o site, por exemplo. Mas uma estratégia não exclui a outra!
Para alavancar seus resultados e conseguir mais vendas, é importante unir o melhor das duas formas de captação de hóspedes e trabalhar em sintonia com o site do hotel e site de parceiros.
Redes Sociais
Em terceiro lugar, observamos constantemente que muitos hoteleiros ainda não desfrutam dos benefícios das redes sociais para a geração de mais receita. Esse é um dos 12 erros relacionados às dúvidas sobre como aumentar as vendas de um hotel.
De fato, vender nas redes sociais exige um planejamento específico para esse canal. Só para citar, por meio de campanhas segmentadas, podemos direcionar usuários das redes sociais a uma página de captura do site a fim de converter esse visitante em um lead.
Depois, colocamos esse contato em um fluxo de nutrição por e-mail e em outras campanhas nas redes sociais. Quando esse lead se tornar morno para quente, esse contato é então abordado mais especificamente pelo departamento de vendas.
Dessa maneira, as redes sociais se tornam mais uma forma de engajar com os clientes. Por meio dela, podemos fechar novos negócios, seja com consumidores anteriores ou até mesmo novos hóspedes.
Mídia Paga
Até aqui, já mencionamos várias vezes que a vasta concorrência é um dos desafios no setor hoteleiro. Por isso, uma estratégia de mídia paga é mais um braço importante de atuação de uma agência de marketing digital para hotéis.
Mesmo que o seu orçamento seja pequeno, o importante é investir desde já para conquistar os primeiros resultados e em seguida conseguir aumentar o aporte nessa estratégia.
Nesse caso, é interessante começar pelo Facebook Ads e também Instagram Ads, só para ilustrar algumas possibilidades de menor custo. Por outro lado, se o seu budget é mais robusto (de 10mil para cima), vale a pena investir em campanhas patrocinadas do Google Ads.
Nosso time de especialistas em mídias pagas está à disposição para auxiliar a melhor direção nessa estratégia!
Blog hoteleiro
O conteúdo está no centro das ações atuais do marketing digital. O chamado inbound marketing, metodologia que atrai clientes de forma empática, educativa e natural, se tornou o foco de uma agência que entrega resultados. Nesse sentido, o blog é a peça principal da produção de conteúdo, sendo tão importante quanto o site.
Os conteúdos de blog ajudam a atrair potenciais clientes, bem como quebrar objeções de compra e levá-los a efetivamente fazer a reserva no seu estabelecimento.
Basicamente, imagine que um turista sinta a necessidade / desejo de descansar no final de semana. Visto que o comportamento do usuário é pesquisar na internet antes de viajar, poderíamos supor que uma de suas buscas fosse: “dicas de lugares para descansar no final de semana em SP”, se for o caso de um viajante na região.
O blog do seu hotel poderia explorar esse termo de pesquisa, dentre outros relacionados. Então, indicar o seu local como um dos lugares perfeitos para relaxar em São Paulo.
Produzindo conteúdo relevante e otimizado para web (o que chamamos de técnicas de SEO), seu blog ganha mais chances de aparecer entre as primeiras posições de resultados do Google. Assim, tem mais chances de atrair clientes para sua hospedagem.
Aqui na WebSocorro também trabalhamos ativamente com a produção de conteúdo estratégico. Então, pode contar com nossa expertise nessa área!
O e-mail ainda é uma fonte rentável de novos negócios. Segundo nossas análises junto aos nossos clientes, com o planejamento ideal, um único disparo pode representar até 80% das suas vendas para um determinado período.
Com os adventos da automação hoteleira, o e-mail marketing pode adquirir ainda mais eficácia. Afinal, com tecnologias como inteligência das coisas e inteligência artificial (IA) as campanhas ganham mais assertividade.
Só para ilustrar, um sistema com IA é capaz de reunir dados de preferências de consumo dos hóspedes. Por exemplo, um serviço de massagem que uma pessoa consumiu em sua última estadia.
Assim, seria possível criar campanhas de retorno com base nessas preferências, dando ao cliente um desconto especial nessa massagem caso faça uma nova reserva. Assim, a precisão e personalização de entrega da oferta certa, no momento certo e para a pessoa certa são maiores.
O que uma Agência de Marketing para Hotéis em SP representa para seu negócio
Esses são apenas alguns exemplos do que uma agência de marketing para hotéis em SP vai fazer para sua empresa!
Uma agência que atua exclusivamente no mercado hoteleiro conhece os principais desafios do setor e usa essa experiência para alavancar os resultados dos seus clientes. Assim, se torna um parceiro indispensável para o maior faturamento do hotel em meio a tanta demanda e competitividade.
Portanto, uma agência de marketing para hotéis como a WebSocorro tem todos os recursos para fazer sua marca atingir níveis mais elevados de rentabilidade. Achou interessante e quer saber mais sobre nossas soluções? Fale com um consultor e vamos conversar sobre seu caso!
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