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Os resultados de busca no Google já representam uma forte fonte de aquisição de clientes no mercado hoteleiro. Agora, com o Google Hotel Search, a empresa pretende ser ainda mais impactante no setor. Logo, esta é mais uma ferramenta que os hotéis precisam conhecer, bem como saber fazer bom uso.

Anteriormente, com o antigo Google Hotel Finder, o usuário fazia a busca pelo navegador ou pelo Google Maps. Agora, com o buscador próprio para hotéis (google.com/travel/hotels), o gigante Google permite aos internautas fazer reservas dentro da ferramenta, sem que os turistas precisem acessar sites como Booking ou TripAdvisor.

Então, caro hoteleiro, você precisa ficar por dentro dessa nova tendência e conhecer o novo Google Hotel Search. Leia nosso post até o fim e confira este guia completo feito especialmente para você.

O que é o Google Hotel Search

Em suma, o Google Hotel Search é um buscador de hotéis, no qual os viajantes podem ver as informações gerais dos empreendimentos vinculados à ferramenta e fazer reservas dentro dela.

Criado pelo Google, esse buscador vem para competir com outros já conhecidos no mercado, como Booking, Trivago e Expedia.

Nesse sentido, vale ressaltar que diferentemente dos anúncios criados pelo Google Hotel Ads, as reservas feitas por meio do Google Hotel Search funcionam com comissões. Ou seja, a cobrança da plataforma é semelhante a das OTAs.

Além de hotéis, no menu “Voos” disponível na ferramenta, o viajante também consegue pesquisar voos para os destinos selecionados. Tudo isso com filtros de pesquisas, fotos, mapas e principais informações para a aquisição de viagem. Veja mais detalhadamente como funciona o Google Hotel Search para o usuário:

Funcionalidades Google Hotel Search para o usuário

Primeiramente, o viajante se depara com os filtros:

  • Destino (para onde)
  • Data de ida e volta
  • Quantidade de hóspedes

Mais abaixo, ainda antes de fazer a busca pelos filtros acima, já aparecem na tela destinos mais visitados. E, ao lado deles, alguns hotéis.

Tela inicial do Google Hotel Search - Agosto 2019
Tela inicial do Google Hotel Search – Agosto 2019

Além da comparação do preço, outro fator que impacta nos bons resultados é a qualificação dos estabelecimentos. Portanto, já fica a dica para o foco no bom atendimento.

Resultados de busca

Depois que o usuário faz a pesquisa com o destino, datas de checkin e checkout e número de hospedes, aparecem os primeiros resultados.

Nesse meio tempo, a tela do Google Hotel Search se divide entre fotos dos hotéis (à esquerda) e um mapa com indicação de preços para seus respectivos estabelecimentos.

Tela de resultados para uma busca no Google Hotel Search - Agosto 2019
Tela de resultados para uma busca no Google Hotel Search – Agosto 2019

Ainda aparecem mais filtros para o usuário refinar sua busca, caso deseje. A saber:

  • Hotéis / Aluguéis de temporada
  • Classificação do hóspede
  • Comodidades
  • Classificação do hotel
  • Ofertas (se todos os preços ou somente as ofertas)

Ao clicar em um desses hotéis que apareceram na busca, o viajante é direcionado a determinada página na estalagem. Nela, pode então navegar pelas abas:

  • Geral
  • Preços
  • Avaliações
  • Localização
  • Sobre
  • Fotos
Menu de navegação do Google Hotel Search - Agosto 2019
Menu de navegação do Google Hotel Search – Agosto 2019

Geral

Nesta primeira aba, o internauta já se depara com algumas fotos, caso tenham sido enviadas pelo hoteleiro.

Rolando a página, é possível ver um panorama geral do hotel. Assim, aparecem informações como:

  • Preço para o período selecionado
  • Principais avaliações do hotel
  • Endereço
  • Telefone
  • Site
  • Rotas
  • Resumo do local
  • Hotéis semelhantes

Nessa sessão do Google Hotel Search, o usuário também pode visualizar anúncios com ofertas direcionadas ao Booking, Decolar, TripAdvisor, Expedia e outros.

Ao lado das informações principais, há também o botão “Reservar um quarto”.

Preços

Clicando nesse botão, o cliente é direcionado à aba “Preços”, na qual encontra as ofertas de quartos do respectivo hotel em sites como Booking, de acordo com o cadastro do estabelecimento nestes sites.

Se a hospedagem tiver anúncios pelo Google Hotel Ads, é possível configurar para que a reserva seja feita dentro do Google Hotel Search.

Avaliações

Nesta sessão, o usuário visualiza todas as avaliações feitas pelos hóspedes anteriores, de 1 a 5 estrelas. Ao lado desse parâmetro tem uma média dessas avaliações. Acima disso, tem um link no qual o usuário consegue fazer sua própria avaliação, caso deseje.

Avaliação integrada ao Google Reviews do Google Meu Negócio
Avaliação integrada ao Google Reviews do Google Meu Negócio

Abaixo das classificações por estrela, vem mais detalhadamente o que foi avaliado, com uma média para cada aspecto:

  • Quartos
  • Localização
  • Serviço

Além disso, a aba informa a média por perfil de viajante:

  • Casais
  • Sozinho
  • Famílias

Ainda, mais abaixo, há as avaliações escritas dos hóspedes anteriores, acompanhadas por suas classificações em números de estrelas. Assim, o potencial cliente consegue ter uma ideia geral do hotel, o que, sem dúvida, influenciará na sua decisão de compra.

Localização

Aqui, o usuário visualiza um mapa dentro da região onde o hotel se encontra. No menu à esquerda sobre o mapa, aparecem as informações gerais, pontuação para a localização do hotel, endereço e principais rotas.

Google Hotel Search é integrado ao Google Maps
Google Hotel Search é integrado ao Google Maps

Nesse menu, há ainda mais 2 opções para o viajante navegar: “coisas legais para fazer” e “como chegar”.

Em “coisas legais para fazer” são indicados os pontos turísticos e as atrações do destino. Em “como chegar”, o internauta insere seu ponto de partida a fim de receber rotas de viagem pelo mapa.

Detalhes

Esta aba do Google Hotel Search reúne mais algumas informações importantes para o viajante:

  • Detalhes: uma breve descrição do hotel
  • Destaques: por exemplo, avaliações sobre café da manhã, localização e serviços
  • Endereço
  • Contato: que pode ser o telefone e/ou site
  • Comodidade: serviços de hospedagem e estrutura, como wi-fi, piscina, restaurante e etc.
  • Acessibilidade: se é um hotel com estrutura preparada para receber pessoas com necessidades especiais para mobilidade.

Fotos

Finalmente, nesta aba o potencial cliente do mercado hoteleiro vê as respectivas fotos disponíveis do hotel.

Elas podem ser cadastradas pelo próprio estabelecimento ou por visitantes anteriores. É permitido também filtrar essas fotos por categorias:

  • Comodidades
  • Quartos
  • Comer e beber
  • Exterior

As imagens podem, ainda, ser apresentadas normalmente ou no formato 360º (se assim foram cadastradas).

Por que se atentar ao Google Hotel Search

De acordo com estatísticas do próprio Google, 60% dos turistas a lazer usam um mecanismo de busca quando planejam uma viagem. Isso é 12% a mais do que qualquer outra ferramenta, incluindo OTAs. Logo, é um tráfego que não pode ser desconsiderado. Além disso, é mais uma fonte de reservas.

Por outro lado, não encare esse novo empreendimento do Google como um concorrente do seu hotel. Veja como mais uma fonte de receita, fora as reservas diretas que você deve proporcionar nos canais próprios do seu hotel (site, redes sociais e etc.).

Dessa maneira, o Google Hotel Search se encaixa tão somente como mais uma ferramenta a ser explorada pela sua hospedagem. Como essa busca tem sido uma tendência entre os consumidores, é fundamental usá-la a seu favor a fim de atraí-los ao seu estabelecimento. Assim, você potencializará suas vendas na hotelaria ao invés de perdê-las para seus reais concorrentes — outros hotéis.

Como posicionar seu hotel no Google Hotel Search

Além de explorar mais e melhor o Google Hotel Ads, é necessário manter as informações do hotel atualizadas.

Para isso, inclua frequentemente nos sites terceiros (Booking, por exemplo) novas fotos, tarifário correto e atente-se quanto à disponibilidade das acomodações e serviços.

Afinal o Google “rastreia” todos esses dados relacionados ao seu hotel em cada um desses canais a fim de mostrar ao usuário os melhores resultados de busca para a pesquisa realizada.

Dicas especialistas WebSocorro

Sobretudo, priorize o bom atendimento ao cliente à preços e ofertas que você não poderá entregar com qualidade. Sim, as ofertas são um dos fatores de posicionamento do Google Hotel Search, mas não determinam uma boa colocação.

De nada adianta atrair muitos hóspedes pelo preço baixo se eles saem insatisfeitos do hotel e fazem avaliações ruins posteriormente. Isso só afasta outros clientes e prejudica o posicionamento da sua marca.

Como consultores de marketing e vendas para hotelaria aqui na WebSocorro sempre reforçamos a importância do atendimento humanizado aos hóspedes.

Essas ferramentas não substituem o diálogo atencioso, cortês e eficiente com o cliente. São esses micromomentos em cada interação que fazem a diferença nos resultados de reservas, conforme atestamos em nossos diagnósticos com nossos clientes.

Porquanto, o uso de automações e tecnologia só são bem aproveitadas quando o time de vendas é bem direcionado nesse sentido. Logo, acima de tudo, treine seu pessoal e crie processos para cada perfil de lead do seu hotel (para saber mais sobre isso, recomendamos a leitura dos posts anteriores).

Desse modo, o Google Hotel Search será um verdadeiro parceiro para as vendas do seu hotel! Comece a desbravar mais este canal para não perder oportunidades de novos negócios.

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