O turismo foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia. No entanto, com os avanços e esforços mundiais de vacinação, o setor pode voltar a respirar com mais tranquilidade, e a probabilidade de as pessoas voltarem a viajar é grande. Com esse retorno do turismo mundial, o setor hoteleiro deve se preparar para a retomada, principalmente para recepção de hóspedes estrangeiros, nesse novo modo de visita pós-pandemia.
Afinal, o Brasil é mundialmente conhecido pela hospitalidade e pelo calor que entregamos aos visitantes de outros países, e isso deve ser traduzido não somente em atrações turísticas ou amigos sorridentes, mas também nos serviços de hotelaria. A maior parte dos turistas fica hospedada em hotéis, portanto uma estadia amistosa e confortável é garantia de retorno.
Sendo assim, confira algumas dicas sobre o que deve ser priorizado para a recepção em hotel de hóspedes estrangeiros:
Forneça informações em outras línguas
É normal os hóspedes terem dúvidas ou precisarem de informações, portanto é muito importante dispor de material informativo com todos os dados, canais de comunicação e informações relevantes. Quanto mais informações o turista tiver à disposição, mais tranquilo em relação à viagem ele estará.
É recomendável que todas as informações estejam em português, para turistas nativos, e pelo menos em inglês (se possível, em espanhol também), para os turistas estrangeiros, já que o inglês é a língua mais falada no mundo e o espanhol está presente em todos os países vizinhos da América Latina.
Atrelar o fácil acesso às informações e estratégias de marketing, como o contato omnichannel e o atendimento rápido e acessível pode ajudar a fidelizar o seu hóspede e torná-lo engajado no seu hotel.
Converse com o seu hóspede
Após realizar a reserva, é importante conhecer o hóspede, seu país de origem, o motivo da viagem e sua cultura. Nessa conversa, é possível descobrir determinados comportamentos que, para algumas culturas, podem ser normais e para outras, motivos de constrangimento; assim, o hotel já pode se preparar para evitar qualquer tipo de situação que desagrade qualquer uma das partes.
Ter sua cultura reconhecida e respeitada é fundamental para que o cliente se sinta bem-recebido e acolhido.
Enviar um e-mail marketing com informações do hotel, atrações turísticas do local e até mesmo curiosidades culturais despertam gatilhos mentais de que o cliente é exclusivo e que a comunicação é personalizada
Invista na culinária
Ninguém recusa um bom cardápio com refeições apetitosas. Investir em pratos típicos de regiões das quais aquele hóspede é nativo é uma boa forma de trazer um pedacinho de casa. Oferecer chás e cafés, mesmo que fora do horário habitual, também é uma forma excelente de acomodá-lo e fazê-lo se sentir relaxado. Muitas vezes, o hóspede pode estar sob efeito do jet lag, depois de uma viagem de várias horas.
Equipar o quarto de acordo com a necessidade do hóspede pode trazer muito conforto, e determinadas culturas podem exigir algum tipo de refeição, lanche ou chá que esteja fora do horário de funcionamento da cozinha; dessa forma, disponibilizar insumos e equipamentos, como um cooktop no quarto, pode prover ao cliente os meios para produzir aquela particularidade de sua cultura.
0