Um dos grandes desafios para alguém que trabalha no setor de hotelaria, principalmente no setor de administração do mesmo, é encontrar uma estratégia eficaz que aumente suas vendas no hotel, garantindo um número cada vez maior de hóspedes.

O que traz muitos ganhos comerciais, mas auxilia também na criação de uma imagem de prestígio para o local, servindo de estalagem para os mais diferentes perfis de visitantes, trazendo assim um número variado de hóspedes para o seu empreendimento.

Contudo, mais fácil do que conquistar novos hóspedes, é alcançar a atenção daqueles que foram anteriormente atingidos já possuindo uma certa conexão com o seu hotel, sendo necessário apenas reavivar essa conexão com os seus antigos hóspedes.

O conceito por trás dessa estratégia de reconquista do cliente é chamado de remarketing, tradicional em empresas já estabelecidas, como uma loja de produtos para festas, que anualmente divulga seus balões para aniversário para um cliente específico.

No entanto, com a chegada das plataformas digitais, essa concepção tornou-se ainda mais prática, com as ferramentas disponíveis na internet conseguindo um contato maior com os seus clientes anteriores, identificando novas maneiras de se reconectar com tal público.

Um sistema que auxilia também na conquista de novos clientes, como aqueles que visualizaram o site de uma empresa ou um anúncio em um momento anterior, e que ao serem novamente expostos a tal comunicação podem então serem convertidos.

A título de exemplo, é possível pensar em um usuário que entra no site de uma empresa de varejo com o intuito de comprar pulseiras para eventos, mas acaba por não finalizar a compra.

Após ser atingido por uma série de anúncios digitais, publicados por essa loja de departamento, maiores serão as chances desse usuário voltar a acessar esse site e concluir o processo de compra que até então não havia sido iniciado.

Um sistema que é possível com a existência dos cookies, pedaços de código que permitem aos sites analisar a navegação dos usuários em seus sites e suas plataformas, de forma a identificar a melhor maneira possível de se conectar aos mesmos.

Conjunto de conceitos e estratégias que permitem aos mais diversos tipos de negócio aperfeiçoarem as suas ações comerciais, com um grande destaque para o ramo da hotelaria, que lida com um número sempre rotativo de clientes a serem conquistados.

Como aplicar o remarketing ao meu hotel?

O conceito de remarketing é importante para os mais diversos tipos de mercado, com uma relevância maior para os mercados que lidam com um índice rotatório e diversos de clientes, como é o caso das empresas voltadas ao ramo da hotelaria.

Isso acontece por causa da frequente busca dos usuários por melhores soluções e preços. Uma relação que se expandiu com a adoção das ferramentas digitais, dando uma maior liberdade para os clientes pesquisarem por produtos e serviços a serem contratados.

Com base nisso, uma empresa de confecção de uniformes personalizados para eventos consegue oferecer ofertas especiais para um público que anteriormente tenha buscado pelos seus serviços, similar a alguém que procura por uma reserva em um hotel.

Para que isso ocorra, essas companhias contam com o auxílio de plataformas próprias de pesquisa, ou redes sociais, como o Facebook, cada um tendo o seu próprio sistema de anúncios, contando com um sistema de remarketing dentro de suas possibilidades comerciais.

O Google disponibiliza esses anúncios de contato dentro de suas plataformas de busca, através da sua rede de pesquisa, ou seja, com anúncios presentes na própria página de resultados, ou na rede de display, com peças comerciais presentes em sites do grupo.

Já o Facebook atua com um sistema de anúncios a ser gerenciado por suas plataformas, sendo possível replicar esses contatos comerciais também com outras redes sociais pertencentes ao grupo, com destaque para o Instagram.

Porém, independente do seu setor de serviços, seja um albergue, uma estalagem, hotel ou até mesmo uma empresa que atua com controle de acesso para portas, para a segurança dos estabelecimentos citados, para lidar com o remarketing é preciso adequar seu site.

No caso do Google com a implementação de uma tag em seu site, um fragmento de código que permite ao site de buscas analisar a navegação dos usuários do anúncio até o seu endereço virtual, similar ao Facebook, com o seu pixel específico.

Uma ação que não só permite a implementação dos conceitos de remarketing ao site do seu hotel, como também permite ao mesmo ter acesso a todos os tipos de benefícios relacionados a essa ação.

Os benefícios do remarketing para um hotel

O remarketing normalmente lida com uma série de vantagens no que se refere ao processo de conversão de um cliente em potencial, levando a finalizar uma compra que pode ter sido interrompida pelo mesmo se encontrar em um momento de simples pesquisa.

No caso dos empreendimentos voltados ao ramo da hotelaria existem vantagens mais específicas que devem ser levadas em conta, para quem tem dúvidas sobre a aplicação desse conceito aos seu negócio, estando entre eles:

  • Melhora no desempenho da publicidade;
  • Realização de anúncios personalizados;
  • Aumento no número de clientes em potencial;
  • Direcionamento direto aos clientes.

Um conjunto de oportunidades que devem ser levadas em conta por alguém que administra um hotel, de forma a aumentar o valor comercial do seu empreendimento, conquistando a fidelização dos seus hóspedes, assim como um alcance maior dos seus serviços.

Melhora no desempenho da publicidade

Ao redirecionar um anúncio anteriormente veiculado, uma empresa pode contar com um anúncio de performance melhorada, tendo como base a maior probabilidade desse cliente fechar um negócio ao ser apresentado a esse anúncio específico.

Similar ao trabalho de uma agência de eventos stands, que com a disponibilização desses stands em feiras e eventos é capaz de conseguir uma maior atenção do público presente, visto a sua contínua exposição ao nome dessa marca.

Realização de anúncios personalizados

Outra ação importante para conquistar a atenção desse cliente em potencial é apresentar a ele anúncios personalizados aos seu perfil de compra, trazendo uma identificação para o mesmo. Algo possível no remarketing, com as ferramentas disponíveis nessas plataformas.

Aumento no número de clientes em potencial

Além de trabalhar com o contato de clientes que apresentam algum potencial de consumo, o remarketing também permite aos hotéis aperfeiçoar essa relação, com o incentivo aos usuários a se tornarem clientes de uma marca em especial.

No caso do ramo da hotelaria, se destaca a oferta de anúncios como promoções ou características dos seus hotéis, de forma a aumentar a chance de hospedagem desse indivíduo, assim como uma caneca para brinde aumenta a percepção sobre uma marca.

Direcionamento direto aos clientes

Com a popularidade das redes sociais e plataformas digitais, é cada vez mais difícil para uma empresa conquistar a atenção dos usuários, porém, o remarketing ajuda nessa situação, ao direcionar anúncios de forma direto aos seus clientes em potencial.

Uma ação que não só permite uma melhor conversão, ao atingir um usuário que apresentou algum tipo de possibilidade de compra, mas também uma redução de gastos para o hotel, tendo um custo menor de investimento durante a procura dos seu público em potencial.

Como aumentar as vendas em meu hotel?

O remarketing tem grande importância nesse sentido, porém também é preciso saber como aplicá-lo, de forma a alcançar o maior número possível de usuários que em algum momento tiveram um contato anterior com o site da sua hospedaria.

Para isso, é importante investir nos canais mais acessados pelos seus usuários, criar campanhas assertivas, com anúncios que convençam o seu cliente em potencial, fora conceitos gerais de marketing, usados também para o aluguel de cabine de fotos.

Falando especificamente de características mais técnicas sobre o formato de remarketing, existem algumas situações que devem estar sempre no radar da equipe responsabilizada pelos conceitos de comercialização digital de anúncios como:

  • Trabalhar com a rede de display do Google;
  • Configurar listas de remarketing em redes sociais;
  • Criar listas de remarketing para produtos e links específicos;
  • Configurar marketing dinâmico.

Uma série de práticas que irão aumentar a percepção do seu hotel nas redes, indo além das páginas de pesquisas, operando também com o perfil dos usuários presentes na internet, e com a sua frequente mudança de comportamento no ambiente digital.

Para quem escolheu o Facebook como a rede ideal para trabalhar o conceito de remarketing, visto a grande presença do seu público nesses ambientes, é importante estar atento às próprias ferramentas apresentadas por essa rede social.

Questões como o formato do anúncio, o valor a ser investido nessa ação, além de, claro, selecionar a opção presente de remarketing, que assim como um cordão para crachá, irá apoiar a identificação dos usuários presentes, em busca das melhores oportunidades.

No geral, um conceito que irá não só trazer uma quantidade maior de hóspedes ao seu hotel, como garantirá que os mesmos voltem a se hospedar em seu estabelecimento, fortalecendo o nome desse empreendimento em seu setor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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