Como será a retomada do turismo pós-pandemia?

Essa é a pergunta que muitos ligados ao mercado hoteleiro e atividades turísticas se fazem.

De fato, o setor de turismo foi um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. Segundo um levantamento feito pela startup de logística Cobli, o setor de hospedagens em hotéis apresentou uma queda de 41% nesse meio tempo. Enquanto isso, atividades de recreação, arte, esporte e cultura, que envolvem aglomeração, tiveram recuo de 77%.

Por outro lado, recentemente, vemos medidas de afrouxamento do isolamento social em diversos estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Assim, embora cada região elabore seus protocolos de retorno, sem previsão de vacinas ou medicamentos específicos para a covid-19, é urgente a aplicação de medidas para garantir a saúde e o bem-estar dos clientes, pensando em uma retomada gradativa.

O coronavírus mudou o mundo e se você é do mercado hoteleiro, precisa adaptar seu negócio às novas tendências originadas nesse período. Agora mais do que nunca, o cuidado com a saúde e bem-estar dos seus visitantes deve ser sua prioridade. Continue lendo e confira boas práticas para a retomada do turismo.

Como sua empresa deve se preparar para a retomada do turismo

Em entrevista, o atual ministro do Turismo relatou que as redes hoteleiras (que, segundo a reportagem, são o termômetro do turismo), apresentaram nesse período de pandemia uma taxa de ocupação de 5 a 10%.

Nesse sentido, diferentes ações foram tomadas pelo Governo Federal com o intuito de reduzir os impactos no setor. Por exemplo, a criação da MP 936, que visa garantir mais de seis milhões de empregos no segmento do turismo.

Além dela, a MP 948, a qual permite às empresas, tanto de entretenimento quanto de turismo, um prazo maior para reembolsar seus clientes.

Em junho, o Mistério do Turismo lançou o selo “Turismo Responsável Limpo e Seguro, faça a sua parte”. E ainda anunciou algumas boas práticas de retomada para 15 atividades do Cadastur.

O selo não é obrigatório, mas pode ser uma forma de demonstrar o compromisso da sua empresa com as medias de segurança para atrações turísticas.

Porém, vale analisar também as diretrizes da sua região e as especificidades do seu destino. Ainda é importante considerar as condições da sua empresa, o custo-benefício das adaptações e a melhor forma de aplicá-las a fim de estar de acordo com as exigências do selo.

Antes do selo em si, analise como sua empresa pode deixar os viajantes mais seguros e confiantes em realizar seus passeios. Confira a seguir alguns exemplos.

Boas práticas de retomada do turismo para meios de hospedagem

Em primeiro lugar, o protocolo básico para meios de hospedagem prevê:

  • Lavagem e desinfecção das superfícies em contato com colaboradores e consumidores;
  • Medição da temperatura de todos os hóspedes e colaboradores na entrada do estabelecimento;
  • Limpeza frequente de superfícies e objetos utilizados em comum pelos frequentadores (por exemplo, balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários e etc.);
  • Renovação de ar regular de salas e espaços fechados. Por exemplo, deixando janelas e portas abertas a fim de promover maior passagem da correnteza aérea;
  • Disponibilização de álcool 70%, seja na forma líquida, em gel, spray, espuma ou lenços umedecidos. Nesse caso, é importante disponibilizá-lo em locais estratégicos como: a entrada, acesso aos elevadores, balcões de atendimento e demais ambientes de uso tanto dos hóspedes quanto dos colaboradores;
  • Utilização de lixeiras que não requeiram abertura manual, além de esvaziá-las frequentemente durante o dia;
  • Disponibilização de sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis;
  • Orientação, informação e instrução de todos por meio de cartazes e outras formas de comunicação a respeito da necessidade de higienização das mãos, utilização de álcool 70%, uso de máscaras, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes;
  • Realização do controle de acesso, marcação de lugares reservados, controle da área externa do local e a organização de filas a fim de que seja respeitada a distância mínima de dois metros entre as pessoas.

Além desses, também foram descritos outros protocolos que você pode conferir na página do Ministério do Turismo.

Vale ressaltar que cada município pode apresentar suas respectivas diretrizes de reabertura e taxa de ocupação, por exemplo. Portanto, é essencial que seu hotel procure se informar com os órgãos responsáveis da sua região.

Medidas para Parques Temáticos

O protocolo básico para parques temáticos é semelhante ao dos meios de hospedagem. Porém, o site do Ministério do Turismo reforça algumas especificidades quanto ao distanciamento social e desinfecção de ambientes.

Além de realizar a medição da temperatura dos visitantes, é recomendado impedir a entrada de pessoas que apresentem temperatura acima de 37,8°, deixando a orientação de que ela procure um atendimento médico.

Na direção de evitar aglomerações, assim como os hotéis, os parques temáticos devem “proporcionar redução imediata da capacidade de visitantes, respeitando o protocolo de distanciamento social”, segundo diz o protocolo.

Assim, é indispensável trabalhar com web checkin e venda de ingressos online a fim de evitar filas. No estabelecimento, instalar marcações de piso nas filas das atrações, orientando o visitante a manter pelo menos um metro e meio de distância entre os demais.

Em relação à descontaminação dos ambientes, recomenda-se:

  • Limpeza e desinfecção diária de todas as áreas comuns, antes e depois da abertura do atrativo;
  • Higienização nas atrações e nas áreas comuns a cada ciclo das atividades;
  • Aplicação de película protetora de fácil desinfecção em todas as máquinas de cartão de crédito, bem como a utilização de álcool a cada transação;
  • Limpeza de latas de lixo após cada rota de coleta;
  • Limpeza de gôndolas, boias, esteiras, cabines, travas de segurança, assentos e demais acessórios a cada ciclo de utilização;
  • Limpeza diária de aparelhos de ar-condicionado do modelo split e efetuar a troca dos filtros dos aparelhos de ar-condicionado central com frequência 50% maior do que determina o protocolo atual;
  • Desativação de bebedouros;
  • Desinfecção nos armários do guarda-volumes a cada troca de usuário;
  • Limpeza três vezes ao dia de mesas de objetos e superfícies em contato do setor administrativo, como mesas, teclados e demais periféricos do computador;
  • Desinfecção de equipamentos, salas de treinamento e armários de vestiários após cada uso;
  • Limpeza do leitor biométrico a cada uso, além de manter a atenção quanto ao uso de álcool 70% antes e após a marcação do ponto eletrônico biométrico, quando aplicável;
  • Implementação de treinamento intensivo com a equipe de limpeza sobre os protocolos de desinfecção.

Você pode ver todas as medidas sugeridas no site do Ministério do Turismo.

Orientações para Agências de Viagens

Os protocolos para agências de viagens também são direcionados à higienização dos equipamentos e objetos em contato com colaboradores e clientes.

Nesse sentido, o uso e disponibilização de álcool 70%, sabão líquido e toalhas de papel descartáveis são algumas das medidas indicadas. Além dos protocolos básicos, o Ministério do Turismo reforça a importância de orientar os consumidores a utilizar os atrativos e equipamentos que estão seguindo os protocolos.

Você pode ver as especificações dos protocolos para agências de viagens na página do Ministério do Turismo.

Qual deve ser a expectativa neste momento

As medidas e protocolos vigentes tem o objetivo de proporcionar a retomada do turismo durante esse momento crítico e ao mesmo tempo assegurar o bem-estar dos viajantes.

Não podemos dizer ao certo quando o setor de turismo e hotelaria voltará à ativa habitual. Porém, podemos prever a tendência de maior cuidado com a higienização e prevenção contra microrganismos.

Desse modo, uma forma de deixar seus clientes mais tranquilos de realizar a viagem é informar desde o processo de venda quais as medidas de prevenção que sua empresa está tomando em relação ao coronavírus e outros agentes infecciosos.

Portanto, equipe seu pessoal tanto com conhecimento dos protocolos adotados no seu estabelecimento quanto com os devidos recursos. Por exemplo, máscaras, álcool em gel 70%, luvas e etc.

Além disso, garanta a medição de temperatura na entrada do local, o distanciamento social em filas e a proteção por meio de painéis de acrílico nos balcões de atendimento. Assim, tanto o seu time quanto o seu cliente se sentirá seguro.

Portanto, treine seu time de vendas, divulgue as ações adotadas nas suas campanhas de marketing hoteleiro e reúna toda a sua equipe no mesmo propósito: garantir o bem-estar de todos. Assim, será possível fazer a retomada do turismo com segurança, reaquecendo aos poucos o seu negócio. Boa sorte nesse processo e conte conosco para elaborar ações estratégias de marketing e vendas para hotéis!

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