O marketing digital para hotéis já provou ser essencial à saúde financeira dos negócios hoteleiros, conforme descrevemos frequentemente no nosso blog. Assim como o setor de vendas, o marketing requer atenção e investimentos a fim de conquistar e fidelizar cada vez mais clientes.

Mas, você sabia que existem algumas boas práticas antes de começar a implementar uma estratégia de marketing digital para hotéis? Acima de tudo, é fundamental saber trabalhar com o que a empresa já tem. Tirar o melhor proveito da sua base de contatos atual, objetivando criar uma boa reputação online.

Sem construir esse tipo de autoridade, as pessoas atraídas pelas ações de marketing digital acabam não recebendo a impressão correta de sua marca. De modo que não terão o estímulo devido para se tornarem consumidores.

Logo, é preciso criar alicerces adequados, visando desfrutar os diversos benefícios do marketing digital para hotéis. Confira conosco como deve ser esta base para o bom futuro do seu marketing hoteleiro online!

Marketing Digital Para Hotéis: Primeiros Passos

Reputação e Prova Social

Antes de mais nada, o seu hotel precisa conseguir boas recomendações dos hóspedes atuais. Assim, alcançará uma boa reputação, o que contribuirá para a prova social, que explicaremos em mais detalhes no próximo tópico.

Primeiramente, quanto à reputação, existem algumas medidas simples que já são capazes de contribuir positivamente para a construção da autoridade online da sua empresa.

Por exemplo, na recepção do hotel, solicitar aos hóspedes que deixem sua avaliação na página da empresa no Google Meu Negócio.

Reputação e Prova Social - Primeiros passos marketing digital para hotéis

Essa avaliação é facilitada, pois a maioria dos internautas possui uma conta Google e estão frequentemente conectados a ela de alguma forma. Assim, o comentário e a nota podem ser feitos de forma prática, sem a necessidade de realizar outro login.

Vale ressaltar a importância de incluir seu hotel nesse tipo de canal, o qual mostra aos usuários as informações básicas referentes à organização, como: endereço, telefone, site e etc.

Além do Google, outra forma simples é importar sua lista de clientes dentro do TripAdvisor e deixar que a plataforma os convide para avaliar seus serviços e produtos.

Afinal, de acordo com os estudos que acompanhamos, Google Meu Negócio, TripAdvisor e Booking representam 80% do marketing share e são a principal fonte de informação para viajantes.

Portanto, o primeiro passo é se certificar de que outros potenciais clientes encontrem a melhor avaliação possível nesses canais. É dessa maneira que construímos uma reputação forte e capaz de converter novos clientes por meio da prova social.

O que é prova social

Antes de tudo, você sabe o que é prova social?

A prova social é uma estratégia de persuasão, muito adotada em vendas e também no marketing digital para hotéis. No marketing, o foco principal dessa técnica é a conversão. Ou seja, convencer o usuário de realizar alguma ação específica. Por exemplo, fazer uma cotação com seu hotel.

Para isso, utilizamos recursos capazes de expressar que outras pessoas consumiram e aprovaram determinado produto ou serviço. No caso da hotelaria, os depoimentos publicados no Google Meu Negócio, TripAdvisor e Booking seriam uma forma de criar a prova social da sua hospedagens e demais produtos / serviços.

Em suma, a prova social se baseia no fato de que 95% das pessoas tomam suas próprias decisões com base nas experiências de terceiros, pois temem ter uma experiência ruim com tal produto ou serviço.

Esse comportamento é ainda mais acentuado no atual consumidor do mercado hoteleiro, o qual pesquisa cada vez mais antes de fazer uma reserva.

Ou seja, as pessoas querem atestar que estão escolhendo o hotel certo para sua próxima viagem. Para isso, o maior argumento para convencê-las é a opinião dos hóspedes que já estiveram nesse determinado estabelecimento. 

Aliás, a estatística que mencionamos anteriormente sobre a prova social é um exemplo em si de uma prova social! Assim, além dos depoimentos, você também pode destacar estatísticas relevantes do seu negócio, como o número de hóspedes satisfeitos, classificações, taxas de ocupação por período e segmento e muito mais!

São diversas possibilidades aproveitando o mesmo conceito. Quanto mais prova social seu hotel gerar, mais chance terá de converter. Então, é a hora perfeita de implementar estratégias de atração de novos clientes por meio do marketing digital para hotéis.

Site do hotel

Segundo a World Independent Hotels Promotion (WIHP), os usuários passam mais tempo no site do hotel do que em sites de reserva. Desse modo, a primeira ação do marketing digital para hotéis, após a fase de reputação e prova social, é deixar o site pronto para atender a esses usuários.

Sendo assim, começamos com a criação / recriação de um site otimizado para dispositivos móveis. Segundo explicamos no post Como melhorar o ranking do meu site no Google com a WebSocorro, o buscador está privilegiando as verões compatíveis com dispositivos móveis. Logo, o site que não tiver preparado para ser acessado corretamente por smartphones e tablets, perderá espaço nas classificações.

Além disso, de acordo com a pesquisa Content Trends, 89,1% dos internautas consomem conteúdo pelo smartphone. É um volume muito significativo para negligenciar!

Assim, o site do hotel deve ser pensado primeiramente para dispositivos móveis, nas características específicas desses aparelhos. É o que chamamos de mobile friendly ou mobile first.

Então, se o seu site ainda não tem esses requisitos, os especialistas da WebSocorro assumirão o desenvolvimento de um novo website dentro dos padrões atuais necessários para alavancar seu posicionamento.

Posicionamento orgânico

Em terceiro lugar, trabalhar o posicionamento orgânico é outro pilar para começar seu marketing digital para hotéis com o pé direito. Antes de pensar em investimentos maiores em mídias pagas, como Google Ads e anúncios em redes sociais, é preciso alimentar seus canais com produção de conteúdo orgânico.

Orgânico significa gratuito. Para isso, utilizamos uma série de estratégias a fim de subir na classificação dos buscadores por meio de conteúdos relevantes.

Blog

Nesse sentido, segundo a Content Trends 2019, posts em blog são um dos formatos de conteúdo mais consumido, ficando atrás apenas de vídeos e posts em redes sociais (que falaremos mais adiante).

Diferentemente do site, o blog é composto por páginas dinâmicas que recebem atualização com mais frequência. Outra vantagem do blog é a sua capacidade de receber outros formatos de conteúdo além do texto, como vídeos, imagens, áudios e até mesmo conexões com redes sociais.

Além disso, o blog é propriamente seu, ao contrário de sua página no Facebook. Vale lembrar o caso do Orkut, que deixou de existir, bem como o relacionamento da audiência por esse canal. Afinal, o tráfego do Facebook ou de qualquer outra rede social é dela mesma e não seu, bem como o contato dos usuários que navegam esses canais.

Assim, no blog, o tráfego e o contato com os internautas são propriamente do seu hotel, podendo ser analisado, segmentado e convertido nas demais ações de marketing digital.

Produção de conteúdo relevante - marketing digital para hotéis

Acima de tudo, conteúdo relevante é aquele que responde a uma dúvida / necessidade do usuário. Por exemplo, um hotel localizado em Bonito poderia explorar o tema “o que fazer em Bonito”. Dessa maneira, indicar aos interessados no local quais os pontos turísticos para sua visitação.

Sendo assim, utilizando técnicas de SEO e distribuição nas redes sociais, esse post serviria para atrair um tráfego segmentado, a saber, os que planejam viajar para Bonito MS. Outras ideias para explorar no blog da sua empresa são:

  • O que fazer à noite;
  • Quais as melhores atrações / os melhores eventos;
  • Melhores restaurantes;
  • Atividades para a melhor idade;
  • Opções de lazer
  • Entre outros.

Redes sociais

Segundo a pesquisa Social Media Trends 2019, 96,2% dos usuários de internet estão em alguma rede social. Conforme indicamos no tópico anterior, posts de redes sociais são o segundo formato preferido pelos usuários, depois dos vídeos.

Mas, talvez, você já tenha ouvido falar que, nos últimos anos, as redes sociais têm limitado o alcance de conteúdos orgânicos. Isso se deve, primeiramente, ao grande volume de anunciantes nas plataformas como Facebook e Instagram e ao volume de conteúdo consumido diariamente nas redes sociais (vídeos de gatinhos, fotos de família, memes da moda, postagens dos amigos, time do coração e claro, anúncios).

Então, talvez, você se pergunte por que sua empresa deveria investir na produção de conteúdo orgânico para redes sociais. Simples: porque sua empresa vai trabalhar com campanhas patrocinadas!

Campanhas patrocinadas são o caminho mais rápido e barato para adquirir audiência, gerar posicionamento de marca e gerar leads. Mas, o que essas pessoas vão encontrar quando chegarem às páginas sociais do seu hotel?

O conteúdo produzido organicamente serve para melhorar a comunicação com a base atraída pelas campanhas patrocinadas, bem como o engajamento dentro da rede.

Por isso, ter conteúdo atual e de boa qualidade, capaz de apresentar corretamente seus diferenciais, ajudará na conversão desses usuários em leads, aumentando significativamente suas chances de venda.

Logo, é necessário investir na atualização constante de sua página no Facebook e Instagram. Recomendamos pelo menos duas postagens de boa qualidade por semana. Se possível, impulsione seus posts orgânicos para o público fã da página. Assim, ajudamos a plataforma a ter dados sobre o perfil de pessoas que desejamos atingir em nossas campanhas focadas em venda.

O próximo passo para seu marketing digital para hotéis

Tudo o que descrevemos até aqui representa o básico de uma estratégia de marketing digital para hotéis. Depois de trabalhar sua reputação e construir provas sociais capazes de converter novos usuários, chega o momento de se atrair mais internautas.

Dessa maneira, é preciso criar ou redefinir seu site a fim de atender plenamente aos hábitos mobile. Em seguida, usar canais como blog e redes sociais e alimentá-los com conteúdo relevante para seu público-alvo.

O próximo passo é investir em ações externas, como co-marketing e outras parcerias com OTAs, anúncios em buscadores próprios, como o Google Hotel Search, campanhas patrocinadas e remarketing. Portanto, é necessário um bom planejamento e expertise em cada um desses canais digitais, bem como em assuntos do setor hoteleiro. Para isso, a solução mais completa é uma agência de marketing digital específica para hotéis, como a WebSocorro. Então, assine nossa newsletter e continue acompanhando nossas dicas!

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