Ad, algoritmo, CPL, teste A / B, palavra-chave, SEO… São tantos termos do marketing digital e você sente que vai se perder em meio a todos eles? Calma. A gente preparou um glossário com os principais conceitos do marketing online para guiar você neste universo. Então, acompanhe esta lista e entenda definitivamente os termos mais comuns do marketing pela internet!

O que é marketing digital

Antes de tudo, vamos definir marketing digital a fim de contextualizar melhor este conteúdo.

Em primeiro lugar, marketing é marketing, seja qual for o meio em que as estratégias são aplicadas. Aliás, marketing é estratégia. Segundo a American Marketing Association, marketing é:

“O processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais”.

De acordo com Raimar Richers, um dos professores fundadores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV, marketing se resume a um conjunto de ações com a finalidade de concretizar relações de troca.

Em outras palavras, é por meio do marketing que um produto é levado ao mercado. Além disso, é também pelo marketing que o consumidor é atraído e a demanda é gerada para a compra deste produto. Ou seja, o marketing é a ponte entre a venda e a compra dos produtos. Seja este produto um bem tangível ou intangível, como serviços.

E o marketing digital? Bem, é a aplicação desse conceito por meio da internet. Não apenas em sites e redes sociais, por exemplo, mas também pela telefonia móvel. Só para exemplificar, por meio de ferramentas como WhatsApp e SMS. 

Ou seja, marketing digital é um conjunto de estratégias online com a finalidade de gerar vendas por meio de canais digitais.

Glossário dos principais termos do Marketing Digital

Agora, ainda há vários termos do marketing digital que causam dúvidas. Por isso, vamos elucidá-los agora para você. Confira!

Acima da dobra 

É a seção de uma página online que é visível sem rolar. Ou seja, a primeira área visível de uma página. Neste caso, geralmente, apresenta o menu e uma imagem. Assim, essa é a parte mais importante de qualquer página web, pois é a primeira área que o usuário visualiza. Desse modo, ela deve apresentar claramente quem é a empresa, bem como o que faz.

Um segundo exemplo é quando escrevemos um e-mail marketing. Nesse sentido, é interessante colocar o link em que desejamos que o cliente clique acima da dobra. Assim, o objetivo é aumentar as chances do usuário realizar a ação planejada na estratégia sem ter que consumir todo o conteúdo do e-mail.

Ads

Palavra em inglês que significa anúncios. Nesse sentido, existem anúncios nas redes sociais (social ads) e outras mídias pagas. A plataforma de anúncios do Google, anteriormente Google Adwords, foi renomeada pela empresa como Google Ads.

AdSense 

Plataforma de publicidade do Google. Diferentemente do Google Ads, em que você paga para fazer anúncios, pelo Adsense você é monetizado pelo espaço de publicidade no seu site. Ou seja, os anúncios aparecem em seções específicas das suas páginas e você recebe por visualizações ou cliques originados do seu site.

Alcance

Número de usuários únicos que visualizam um conteúdo ou anúncio. Diferentemente de impressões, que representam o número de vezes que o anúncio foi visto pelos usuários alcançados. 

Por exemplo, é possível que um anúncio tenha um alcance de 1000 usuários e este mesmo anúncio apresente 2000 impressões. Ou seja, este anúncio foi visualizado, em média, 2 vezes por cada pessoa alcançada. 

Algoritmo

No marketing digital, trata-se de um conjunto de regras e procedimentos lógicos usado pelos mecanismos de pesquisa e pelas redes sociais para processar os dados e classificar os resultados em seus sites. 

Só para exemplificar, o Google tem seu algoritmo para captar e processar páginas na internet e apresentá-las em uma ordem lógica nos resultados de pesquisa que ocorrem na sua barra de busca. Por outro lado, o Instagram tem seu próprio algoritmo para mostrar as publicações no feed de cada usuário. 

Ou seja, o algoritmo é a inteligência da plataforma. Como ela interpreta os dados a fim de apresentar uma sequência lógica de conteúdos.

Analytics (Google)

Ferramenta de análises e relatórios fornecida pelo Google com o objetivo de fornecer uma série de dados sobre os usuários de um site. Por exemplo, número de visitas, páginas mais acessadas, tempo de permanência e etc.

Automação de marketing

Uso de tecnologia para realizar processos e ações de marketing de forma automatizada. Por exemplo, podemos criar regras de qualificação de leads (veja o significado mais a frente) e levá-los para o próximo passo na comunicação com a empresa de forma automática. Só para ilustrar melhor, enviar uma oferta para o e-mail do usuário quando visita determinadas páginas do site. 

Back-end

É o código por trás de um site ou aplicação web, ou seja, que roda no servidor. Aquilo que não se vê, que está “nos bastidores” das páginas.

Backlink

Um link de um site para outro site. A quantidade e, sobretudo, a qualidade desses backlinks podem fazer o algoritmo do Google entender que sua página é relevante. Sendo assim, isso ajuda a melhorar a classificação do seu conteúdo nos resultados de pesquisa.

Só para ilustrar de maneira mais clara, suponha um site A e um site B. Imagine que o site A gostou das informações desenvolvidas em um dos conteúdos do site B. Então, ele faz uma referência no site A deste conteúdo no site B. 

Então, funciona como se fosse uma indicação, na qual o site A indica o conteúdo do site B por meio de um link. Quanto maior e melhor a reputação do site A, mais relevância ele vai passar ao site B. Este sistema de pontuação dos sites se chama Page Rank.

Black Hat SEO

Técnicas aplicadas com o intuito de melhorar a classificação nos mecanismos de busca. Porém, violando as diretrizes desses mecanismos. São formas de “trapacear” o algoritmo. Podem funcionar por um tempo. Mas, os algoritmos são atualizados frequentemente. Assim, essas táticas são reconhecidas e a página é penalizada. Desse modo, o efeito é oposto ao objetivo de se posicionar entre as primeiras classificações. Ao invés disso, o conteúdo pode ser excluído dos resultados de pesquisa.

Blog

De forma semelhante ao site, possui páginas web com vários tipos de conteúdo. Não apenas texto, mas também podem incluir imagens, vídeos, áudios e etc. Além disso, possuem tipos de páginas dinâmicas, atualizadas com mais frequência, denominadas de posts ou artigos. Assim, é como um portal, jornal ou diário online.

Campanhas patrocinadas

São conjuntos de anúncios (Ads) estruturados com um objetivo em comum. Por exemplo, se você quisesse aumentar as visitas do seu site, poderia criar uma campanha com anúncios diferentes. Nesse sentido, a mesma versão em texto do anúncio pode ter imagens diferentes, só para exemplificar. Por quê? Para conseguirmos entender qual das versões dos anúncios atinge mais resultados. Assim, podemos replicar o anúncio campeão e gerar resultados ainda melhores.

Captcha

É um teste de resposta para verificar se o usuário é um robô ou de fato um ser humano. Desse modo, aparece como uma “caixinha” em um formulário, por exemplo. O objetivo é evitar spam e outras violações da web.

Chatbot

Aplicativo que processa os textos enviados pelos usuários e responde de acordo com um conjunto de regras. Desse modo, tem a finalidade de simular uma conversa humana. Portanto, é uma ótima forma de agilizar o atendimento ao cliente. Você pode configurar um chatbot para passar os valores do tarifário atual do seu hotel, só para exemplificar.

CMS

Sigla para Content Management System. É um sistema que permite criar, editar e publicar conteúdo de forma dinâmica. Nessa categoria, o mais comum e conhecido é o WordPress. Mas, existem outros, como Joomla, Drupal, Magento, Moodle, Ghost e etc. A maioria dos blogs e até mesmo sites são feitos a partir desse CMS. Afinal, é o mais simples e intuitivo. 

Conversões

Quando o usuário concretiza uma ação idealizada pela ação de marketing. Por exemplo, imagine que fizemos um anúncio para a página de cotação do seu hotel. Se o usuário clicar neste anúncio, for à página, preencher e enviar seus dados pelo formulário, então, temos uma conversão.

Cookie

Um tipo de código acoplado no site para identificar um usuário. Um cookie pode conter informações de login, informações do carrinho de compras e preferências do usuário. Desse modo, várias ações podem ser usadas a partir dessas informações. Por exemplo, uma estratégia de remarketing (anúncios) para quem chegou à página de formulário e não converteu, como no termo anterior.

CPA

Esse é um dos termos do marketing digital mais presente no dia a dia dos negócios. Essa sigla significa Custo Por Aquisição. Trata-se, portanto, do custo médio de uma conversão em uma campanha de marketing paga. Desse modo, é calculado pelo custo total de publicidade dividido pelo número de conversões.

Se, por exemplo, sua empresa investiu R$ 100 para obter 20 contatos, o seu CPA é de 5 reais por contato. Vale lembrar que a conversão depende do objetivo definido em sua campanha. Assim, pode ser: impressões, cliques, visualizações de vídeo, contato, cadastro, venda e até mesmo ROI.

CPC

Essa é outra métrica importante na hora de avaliar as estratégias de anúncios. A sigla é referente ao Custo por Clique. Nesse sentido, funciona de forma semelhante a um leilão. O anunciante publica o anúncio e o valor é retido do seu orçamento definido quando o usuário clica em determinado anúncio. Assim, o CPC é o valor médio cobrado por um clique no seu anúncio. O cálculo é feito dividindo o custo total pelo número de cliques.

CPL

Sigla para Custo por Lead. Ou seja, o valor pago em uma campanha de anúncios por cada lead gerado (veja a definição de lead mais a frente).

CRM

Sigla para Customer Relationship Management. Ou seja, gerenciador de relacionamento com o cliente. É idealmente realizado com um software a fim de administrar as informações dos clientes com mais precisão e menos duplicidade. A partir do CRM, sua empresa consegue armazenar e gerir os dados dos clientes a fim de criar estratégias de retenção e recompra, por exemplo.

CRO

Sigla para Conversion Rate Optimization. É mais um dos termos do marketing digital que parece um código secreto. Mas que significa algo muito importante: Otimização da Taxa de Conversão. Ou seja, aumentar as ações de um objetivo de campanha. Voltando às conversões. 

Digamos que um anúncio esteja gerando 20 conversões por 1000 visitas. Em outras palavras 20 leads (que ainda vamos ver neste glossário). Desse modo, a taxa de conversão é de 2% (20 / 1000 x 100). Se aplicássemos uma otimização a taxa de conversão e ao invés de 2% conseguíssemos chegar a 3%, com os mesmos 1000 visitantes teríamos 30 conversões. Assim, seriam mais contatos para seu time de vendas abordar e fechar mais negócios.

CTA

Sigla para Call To Action (chamada para ação). Nada mais é do que um comando ao usuário. Ou seja, uma indicação em forma de texto ou botão para o usuário realizar algum tipo de ação desejada na estratégia. Por exemplo, registre-se em nossa newsletter, ou clique no banner abaixo para solicitar seu orçamento. E entre outras formas de incentivar uma decisão.

Data Studio

Esta é uma ferramenta gratuita do Google que permite fazer relatórios personalizados com dados de serviços de marketing do Google e fontes externas. Por exemplo, o Google Analytics.

Diretório

São como pastas na web em que as páginas são organizadas. Por exemplo, seu site pode ficar armazenado em uma pasta geral e dentro dele conter outras pastas para mídias, como imagens e vídeos usados nas páginas dele. Mas, esses diretórios são “invisíveis”, acessados por determinados protocolos de segurança.  

Domínio (nome do domínio)

Nome exclusivo que identifica um site na internet. Por exemplo: www.websocorro.com.br

EDM 

Sigla para Electronic Direct Mail. Trata-se de um e-mail usado para direcionar um grande grupo de clientes potenciais. O objetivo dessa ação é construir relacionamentos com clientes e gerar leads (contatos). Geralmente, isso acontece em forma de newsletter ou e-mail marketing.

Engajamento

Métrica relacionada às interações dos usuários com algum tipo de conteúdo. Por exemplo, quanto mais visualizações, curtidas, comentários ou compartilhamentos, maior seu índice de engajamento.

Favicon

Pequeno ícone que aparece na barra de navegação para identificar um site. Só para ilustrar, pode ser o logotipo da sua empresa. Quando o usuário acessa seu site, seu logotipo aparece na barra de navegação (tab) da respectiva página.

Front-end

Diferentemente do back-end que já definimos anteriormente, o front-end é a parte que o usuário vê e interage em uma página web. Por exemplo, um formulário ou um botão de compartilhamento social. O navegador é responsável por processar o código front-end em algo visível para os usuários.

FTP

File Transfer Protocol. É um protocolo de envio de arquivos para diretórios na web. Existem também softwares de transferência via FTP, para facilitar a transferência de arquivos de um computador para um site, por exemplo.

Formulário online

Recurso da web para coletar e enviar dados dos usuários para um servidor para processamento.

Fórum

Comunidade online em que os usuários podem ler e publicar tópicos sobre assuntos de interesse comum.

Funil de vendas

Ferramenta usada pelo marketing e vendas para organizar visualmente os estágios que um potencial cliente passa até fechar o negócio. De maneira geral, podemos separar estes estágios em:

  • Topo: o usuário ainda não conhece a solução e nem reconhece o seu problema / desejo. 
  • Meio: o usuário reconhece o problema e busca saber mais informações sobre a solução.
  • Fundo: o usuário sabe que tem problema, conhece as soluções e quais empresas oferecem tal solução. Procura então uma oferta melhor para fechar o negócio.

Inbound Marketing

Metodologia de marketing digital com foco em atrair, converter e fechar novos negócios por meio de ações não intrusivas. Ou seja, sem interromper a navegação do usuário com um anúncio, por exemplo. 

Google

Empresa multinacional com vários serviços e software online. O Google oferece vários serviços e ferramentas, conforme citamos neste conteúdo. 

Google Hotel Ads

Além de ser o maior site de pesquisa do mundo, a Google também tem crescido no setor hoteleiro. Analogamente ao Google Ads, a empresa possui o Google Hotel Ads, serviço de anúncios específicos para redes hoteleiras. Temos um conteúdo só sobre Google Hotel Ads, confira!

Google Hotel Search

O Google oferece não apenas publicidade como também o um buscador de hotéis e voos, o Google Hotel Search. Nele, o usuário consegue pesquisar por acomodações, estabelecimentos e passagens aéreas filtrando por suas preferências de datas e destinos. Explicamos mais sobre o Google Hotel Search neste conteúdo anterior.

Google Meu Negócio 

Funciona como uma ficha no Google de um negócio local. Tanto quanto um hotel, pousada quanto outros setores que atuam em um local físico. Por exemplo, restaurantes, imobiliárias e etc. Também já explicamos melhor sobre o Google Meu Negócio voltado para o mercado hoteleiro aqui.

Google Tag Manager

Uma ferramenta fornecida pelo Google que permite gerenciar as tags e scripts em um site a fim de enviar informações a outras plataformas. Por exemplo, para o Google Analytics. Isso evita a necessidade de adicionar vários códigos ao seu site.

Hiperlink

Sinônimo de link, consiste em ligações para uma página da web ou arquivo para outro.

HTML

HyperText Markup Language. É um tipo de linguagem de marcação usada para criar documentos web. As páginas online, por exemplo, possuem seções com marcações HTML. São várias tags envolvidas no mesmo layout.

HTTPS 

Hypertext Transfer Protocol Secure. É um protocolo seguro de transferência da web. De forma simples, é aquele “cadeadinho verde” que aparece ao lado esquerdo do domínio do site. Esse protocolo fornece uma camada extra de segurança nas páginas web. Assim, garante ao usuário que seus dados (por exemplo, informações de cartão de crédito) inseridos serão reconhecidos apenas pelo seu computador e servidor e não podem ser capturados por uma fonte externa. 

Só uma observação importante: para ter o HTTPS habilitado em seu site, é necessário ter um certificado SSL (Secure Sockets Layer) válido.

Landing Page

Entre os termos do marketing digital, este é um dos mais populares. Pode ser chamada também de página de captura ou página de aterrissagem. Em suma, é uma página específica com o objetivo de captar informações de contato de um usuário. Por exemplo, você pode ter uma landing page destinada para a solicitação de reservas no seu hotel. Diferentemente do site, essa página geralmente é mais simples, sem menus de navegação. Afinal, o foco desse tipo de página é a conversão para algum objetivo específico de marketing. 

Lead

Contato com potencial de negócio. Quando alguém preenche um formulário de orçamento ou baixa um material gratuito em troca de seus dados de contato, se torna um lead. Ou seja, alguém com interesse nos produtos ou serviços da sua empresa. Portanto, um potencial para novos negócios. 

Lead Qualificado de Marketing (MQL)

É o lead que cumpriu certas etapas em um CRM e foi avaliado como uma oportunidade real a ser abordado pelo time de vendas da empresa. Por exemplo, se o lead assinou a newsletter e depois pediu uma cotação, pode ser classificado como MQL. Uma vez que isso acontece, o time de marketing pode avaliá-lo também e decidir fazer uma abordagem comercial mais assertiva, levantando todos os dados desse contato.

Lead Qualificado de Vendas (SQL)

Quando um lead chega ao departamento de vendas, pode ser avaliado se será contatado para uma proposta de venda direta ou se ainda passará por outras ações. Ou seja, o departamento de vendas ainda pode reavaliar se vai qualificar esse lead para tentar vender a solução da empresa neste momento ou no futuro. Se estiver qualificado para a abordagem de venda, o lead vira um SQL. Isso é feito a partir de vários critérios definidos previamente entre ambos os setores: marketing e vendas.

LGPD

Sigla para Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor no Brasil desde agosto de 2020. Essa é a lei brasileira que regula o tratamento de dados. Ou seja, como pessoas físicas e jurídicas coletam, armazenam e usam os dados de contato dos usuários. 

De maneira geral, sua empresa deve ter uma política clara sobre como e por que capta os dados dos usuários, informando a finalidade, seja para comunicação ou publicidade online

Além disso, é necessário ter permissão do usuário tanto para entrar em contato com ele quanto a forma de armazenar e usar seus dados em anúncios, por exemplo.

Dessa forma, o usuário precisa concordar com os termos de sua empresa para que haja uma comunicação regular entre ambas as partes. Para isso, é preciso que sua empresa tenha tais termos redigidos em uma política acessível, que pode ser em uma página do seu site. Na captação desse contato, o link dessa política deve estar disponível e o usuário precisa marcar que concorda e aceita entrar na sua base dentro desses termos.

Link Building

Estratégia com o intuito de construir bons links para determinadas páginas. Isso tanto dentro do seu site (linkagem interna) quanto para aumentar a quantidade de backlinks relevantes. O objetivo é subir entre as classificações dos resultados de pesquisa.

Marketing de conteúdo

Estratégia de marketing voltada para a produção de conteúdo relevante para atrair, engajar e converter usuários em novos clientes. Funciona junto com a metodologia Inbound Marketing.

Meta description

Texto breve que aparece logo abaixo do título e do link de um dos resultados classificados na pesquisa do Google. A meta description é um fragmento de código HTML com a função de resumir o conteúdo da página.

Meta Title

De forma semelhante à Meta Description, é também um fragmento de código HTML. Porém, com o objetivo de descrever o título da página.

Opt-in (Single Opt-in ou Double Opt-in)

Termo usado em ações de e-mail marketing. É uma confirmação do usuário de que deseja receber comunicação via e-mail da empresa.

Existem várias formas de opt-in com a finalidade de evitar envio de spam ou que sua empresa seja confundida como spam. Em outras palavras, caso você não tenha permissão do usuário de enviar e-mails para ele, você está praticando spam e indo contra a Lei Geral de Proteção de Dados.

Single opt-in

Funciona assim: imagine que você tem uma landing page para captar leads interessados no seu destino em troca de um e-book com dicas sobre os principais pontos turísticos da sua região. 

Você pode solicitar a permissão de comunicação com esse lead por e-mail com uma caixa de seleção no formulário. Assim, o usuário precisa marcar essa caixa de seleção para receber o conteúdo e entrar na sua base como lead. Este é um single opt-in.

Double opt-in

Porém, para assegurar ainda mais a comunicação e confirmar o interesse do usuário em continuar recebendo suas mensagens, você pode criar uma segunda etapa antes do contato se converter em lead e entrar em sua base.

Nesse caso, depois do preenchimento do formulário com o single opt-in, o usuário recebe também um e-mail para confirmar que deseja receber suas mensagens por este canal. Assim, apenas se o usuário confirmar a permissão neste e-mail é que ele efetivamente se torna um lead e entra na sua base. Esse é o double opt-in.

O double opt-in é a forma mais segura para a sua empresa de converter visitantes em leads atualmente devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por outro lado, a taxa de conversão, sem dúvida, será menor. 

Mas, você terá leads realmente interessados na sua comunicação, o que pode gerar um engajamento e conversão maior de leads em vendas dentro da sua base.

Opt-out

Já o opt-out é a opção do lead sair da sua base. Funciona como um link de descadastro dentro da sua comunicação por e-mail. Por exemplo, um link de descadastramento no rodapé de todos os e-mails da sua empresa. 

Essa é mais uma boa prática anti-spam e que se encaixa nas políticas adequadas da LGPD.

Palavra-chave

São os termos e suas variações que o usuário digita na barra de pesquisa para fazer um tipo de busca. É um importante elemento para as estratégias de SEO e Google Ads. O objetivo de uma pesquisa de palavras-chave, por exemplo, é identificar como as pessoas pesquisam por assuntos relacionados a um negócio.

Pixel do Facebook

Inteligência do Facebook que captura, armazena e rastreia informações do usuário para ações mais personalizadas nas campanhas de anúncios na plataforma.

Prospect

Usuário com potencial real de se tornar um cliente de uma empresa.

SEO

Sigla para o termo Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. Este é um dos mais pesquisados termos do marketing digital. Trata-se de um conjunto de práticas e ações para melhorar a classificação de um conteúdo web nos resultados de pesquisa.

SEO off-page

São técnicas e boas práticas de SEO fora do seu site. Por exemplo, quando o seu site recebe mais backlinks de qualidade, a relevância do conteúdo é cada vez mais reconhecida. Consequentemente, o Google pode apresentá-lo nos primeiros resultados de busca. Assim, uma estratégia de backlinks é uma das ações de SEO Off-page.

SEO on-page

São boas práticas de otimização dentro dos conteúdos do seu site. São várias as estratégias, como criação de conteúdo relevante por meio de um blog, uso adequado do HTML das páginas, como Meta Title e Meta Description e entre outras ações internas.

SEM

Sigla para Search Engine Marketing. Trata-se de um conjunto de estratégias para conseguir tráfego orgânico e pago (definidos mais à frente ainda neste conteúdo).

SSL

Sigla para Secure Sockets Layer. Trata-se de um protocolo de proteção digital com o intuito de proporcionar uma comunicação criptografada entre um site e o navegador. Como já mencionado anteriormente, é requisito para um site ter um certificado SSL para habilitá-lo com o protocolo HTTPS. 

Assim, você fornece mais segurança ao usuário, o que fortalece a autoridade do seu site e, consequentemente, pode melhorar a sua classificação no Google, por exemplo.

Teste A/B

Método para fazer experimentos de marketing. Assim, é possível entender com precisão qual campanha, e-mail, landing page e entre outros conteúdos funcionam melhor. Ou seja, geram mais resultados para o objetivo de cada ação.

Tráfego

Na web, é o movimento de visitantes para uma página online. Funciona de forma semelhante ao movimento em uma loja física. Quanto mais pessoas interessadas no seu negócio circularem nas suas páginas, maiores as chances de venda. Ou seja, o tráfego é a circulação de usuários nas suas páginas web.

Tráfego orgânico

Nesse sentido, temos mais de um tipo de tráfego. Um deles é o orgânico, que são as visitas que sua empresa consegue em suas páginas sem investir em anúncios.

Tráfego pago

Por outro lado, o tráfego pago é todo acesso ao seu site que veio por um tipo de anúncio.

White Hat SEO

São boas práticas e técnicas éticas de SEO. O objetivo é melhorar a classificação de um site nos resultados orgânicos, seguindo as regras dos mecanismos de busca. Por exemplo, a construção de links de qualidade e produção de conteúdo relevante.

Redirecionar 301

Um termo do marketing digital que pode soar estranho para leigos. Mas, é de suma importância para o SEO. Este redirecionamento informa aos navegadores e mecanismos de pesquisa que uma página ou site foram movidos permanentemente para um novo local, apontando para o endereço para o qual o recurso foi movido.

O que fazer com este glossário do marketing digital

Agora, você pode conversar com uma agência de marketing digital com mais assertividade e clareza. Chega de confusões e dúvidas! Fale a mesma língua dos profissionais de marketing e conquiste mais resultados para o seu negócio. Se sua empresa atua na área de hotelaria e turismo, conte com a WebSocorro. Somos especialistas neste setor, oferecendo soluções com foco em resultados de marketing e vendas. Fale com um dos nossos consultores e vá além de dominar estes termos do marketing digital. Comece a aplicá-los na sua empresa e tenha mais lucros!

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